Saúde realiza curso de autocuidado para servidores
Iniciativa premiada pelo InovaSUS abre inscrições para funcionários de todas as secretarias municipais
O Programa de Terapia Comunitária Integrativa, da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), está com inscrições abertas para os interessados em participar da Oficina de Autocuidado. A atividade será no dia 10 de junho, das 7h30 às 13h30, no salão da Policlínica Municipal, na Avenida Presidente Castelo Branco, 540, no Jardim Presidente.
A oficina é aberta aos servidores de todas as secretarias e órgãos municipais. Ao todo, há 15 vagas. Para se inscrever, basta acessar o portal da Prefeitura e preencher o cadastro através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), pelo http://moodle.londrina.pr.gov.br/moodle/login/index.php. As inscrições estão abertas desde o dia 16 de maio e seguem até o dia 10 de junho.
O curso tem carga horária de 6 horas e aqueles que participarem recebem certificado e dispensa do dia de trabalho. Na oficina, os servidores conversam com duas terapeutas comunitárias, que trabalham questões como a construção da resiliência, superação de conflitos, melhora da autoestima, fortalecimento de laços sociais, e alívio do sofrimento. Para isso, elas utilizam técnicas respiratórias de relaxamento, meditação ativa e rodas de conversa.
De acordo com a terapeuta do programa, Claudia Fazenda, é importante que todos os profissionais fiquem atentos a sua saúde física e mental, pois o estresse e a correria do cotidiano podem encobrir e até ajudar a desencadear doenças. “A oficina quer mostrar aos participantes que temos que estar atentos aos sinais que o corpo nos dá como, por exemplo, dores de cabeça e estômago, insônia, doenças de pele e tantas outras.
Porque essas são formas de o organismo nos mostrar que não estamos gerenciando nossas emoções de maneira correta e que precisamos trabalhar certas questões e aprendermos a lidar melhor com elas, para que no futuro não tenhamos problemas mais complexos”, explicou a terapeuta.
O Programa de Terapia Comunitária Integrativa existe desde 2002, e inclui rodas de terapia comunitária com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Londrina foi uma das cidades pioneiras no Brasil na implantação desse programa, que é uma estratégia de baixo custo e alto impacto na promoção à saúde.
Somente no primeiro quadrimestre deste ano, as Oficinas de Autocuidado já atenderam 228 profissionais do Município, durante 15 encontros realizados na Policlínica e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em 2015, as terapeutas acolheram 609 servidores municipais, em 36 encontros, e realizaram 192 rodas de terapia comunitária, com 3.191 participações de usuários do SUS. Em 2014, as Oficinas de Autocuidado foram premiadas no Concurso Prêmio InovaSUS, uma iniciativa do Ministério da Saúde.




