Destaques

Prefeitura entrega ao governo estadual projeto para revitalizar o Calçadão

Foco do projeto é restaurar e modernizar a área tombada onde fica o Cine Teatro Ouro Verde; piso quadriculado, luminárias e mobiliários urbanos remetendo aos originais, além de quiosques, são alguns dos elementos propostos

Nesta terça-feira (16), a Prefeitura deu mais um passo importante para viabilizar a revitalização do trecho 5 do Calçadão de Londrina, situado na quadra do Cine Teatro Ouro Verde, bem tombado como patrimônio cultural estadual. Em missão oficial a Curitiba, o prefeito Tiago Amaral, junto à Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura de Londrina, entregou o projeto finalizado e completo ao secretário das Cidades do Paraná, Guto Silva. As tratativas buscam a captação de recursos do Estado para a execução da obra já a partir de 2026.

imagem: Reprodução

A visita da equipe do município na capital contou com secretários e representantes de entidades locais, além da deputada federal Luísa Canziani, que coordenou a comissão. O encontro foi um momento decisivo para avançar na modernização, valorização e fortalecimento de um dos espaços mais tradicionais e simbólicos de Londrina, no Centro Histórico da cidade.

Participaram da reunião o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Claudio Bravim; a chefe da Casa Civil em Londrina, Sandra Moya; os titulares das pastas de Obras (Otávio Gomes) e Recursos Humanos (Rodrigo Souza); bem como os presidentes da Acil (Vera Antunes) e o Conselheiro Federal do CONFEA e presidente do Ceal, Brasil Versoza.

Pela relevância histórica do local e o contexto de tombamento, o projeto visa renovar esta parte do Calçadão mantendo suas características originais. O espaço foi inaugurado em 1977 com projeto criado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner.

Foto: Divulgação

O prefeito Tiago Amaral disse estar satisfeito com o projeto entregue e confiante com a articulação de Londrina para que as obras saiam do papel. “Este trecho 5 é o mais emblemático do nosso Calçadão, por seu caráter histórico e suas características. Queremos começar nossa atuação nessa área e depois resgatar o Calçadão como um todo, conectando todos os seus pontos mais elementares. E, claro, precisamos de atrativos para sustentar o Centro da cidade, com estrutura de qualidade, opções gastronômicas, comerciais e de entretenimento, isso é o que sustenta e movimenta uma região central. Temos ótimas perspectivas para promover essa revitalização e o londrinense ter o Calçadão mais bonito, moderno e produtivo”, acenou.

Já o secretário das Cidades do Paraná, Guto Silva, elogiou a iniciativa do projeto apresentado por Londrina e destacou que a região central de uma grande cidade precisa ser valorizada. “O envelhecer do Centro é um dilema em todos os grandes municípios e capitais, que devem enfrentar os desafios sobre como reinventar e revitalizar esses locais. Se não houver incentivo e bons planos de renovação, isso infelizmente não vai para frente”, disse.

Um dos principais elementos da nova revitalização é o piso em petit pavé, que não foi alterado durante as restaurações anteriores feitas pela Prefeitura, entre 2010 e 2012. Vários outros aspectos estão abrangidos, conforme apontou o presidente do Ippul, Claudio Bravim.

Foto: Divulgação

Para ele, a restauração do trecho 5 do Calçadão Central é fundamental para valorizar o espaço e resgatar seu perfil original, tornando-o mais atrativo e ajudando a contar sua história. “Essas obras realçarão o pertencimento deste patrimônio a Londrina. O projeto contempla a implantação das luminárias originais em formato de pinha com globos, dos bancos, floreiras de demais mobiliários urbanos, além da previsão de quiosques para movimentar vendas e trazer vida nova ao Calçadão. Todo o piso será refeito e realinhado, com projeto que inclui sistema de drenagem de águas pluviais, tomadas para celulares e sinal wi-fi gratuito. Outra novidade que estamos tentando viabilizar, nesse momento, é o aterramento da fiação que compõe o Calçadão”, citou.

De acordo com o presidente do Ippul, a ideia é entregar aos londrinenses um Calçadão como um centro de convivência, de harmonia e valor aos cidadãos. “Essa parte histórica de Londrina tem patrimônios importantes como a nossa antiga rodoviária (atual Museu de Arte), o Museu Histórico, a Catedral, a Concha Acústica e tantos outros elementos. Queremos iniciar em 2026 essas obras no trecho 5 para entregarmos até 2027”, sinalizou.

A elaboração do material técnico do projeto atual, com estudos iniciados em 2024, ocorreu por meio de equipes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP). Os trabalhos foram articulados com a participação da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Compac). Um grupo de arquitetos especialistas no restauro de edifícios e pontos históricos prestou suporte, sob coordenação do Ippul.

Foto: Divulgação

O Município de Londrina pretende restaurar também os outros quatro trechos do Calçadão, como parte do aniversário de 50 anos desse ponto histórico, em 2027.

Segundo a deputada federal Luísa Canziani, o projeto desenvolvido e entregue respeita e valoriza a história de Londrina, mas também procura trazer vida nova ao Calçadão. “Viemos apresentar projetos nessa missão oficial para tentar viabilizar obras importantes. Uma das grandes prioridades agora é a revitalização do Centro, começando pela quadra do nosso grande Teatro Ouro Verde. Contamos com apoio do governador Ratinho Junior e do secretário Guto Silva para garantir os recursos e viabilizar as obras que buscam promover a transformação e modernização do coração da cidade”, afirmou.

Para o conselheiro federal do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e presidente do CEAL (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Brasil Versoza, a revitalização do Calçadão é um presente para toda a população londrinense e trará uma nova dinâmica para a área central da cidade.

“O projeto de revitalização do Centro, iniciando pelo calçadão na Praça Willie Davids, trará uma nova dinâmica à região central de Londrina, ao mesmo tempo em que promove o resgate da história e da identidade da nossa cidade. Trata-se de um presente simbólico e significativo para população Londrinense”, finalizou Versoza.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos