Cidadão

Vila do Circo oferece seminários gratuitos e espetáculo aberto ao público

Projeto promove oficinas em trapézio fixo e palhaço físico nesta quarta (7) e quinta (8); programação encerra sexta-feira (9), com o espetáculo “OU-IEA”

A Vila do Circo oferece seminários gratuitos sobre a arte circense em Londrina, nesta quarta (7) e quinta-feira (8), na Escola de Circo de Londrina, localizada na Avenida Saul Elkind, 790. E para encerramento dessa agenda, será realizado o espetáculo “OU IEA”, que une teatro e circo, na sexta-feira (9), às 20h30. As vagas para os seminários estão esgotadas, mas a exibição do espetáculo será aberta ao público.

Foto: Parceria Escénica/ Divulgação

As artistas argentinas Sol Morel e Sonia Landman conduzem os seminários de Trapézio Fixo e o Palhaço Físico, acolhendo alunos com diferentes idades e bagagens da arte teatral e circense. Com o objetivo de proporcionar uma formação gratuita e de qualidade dentro da área cultural, as artistas irão oferecer duas aulas referentes a seus temas, além de performarem durante o espetáculo final do projeto, o “OU IEA”.

Trapézio fixo é uma das modalidades mais emblemáticas e desafiadoras do circo, exigindo técnica, disciplina e preparo físico. Durante as aulas, as práticas seguras de treinamento serão reforçadas, com o objetivo de prevenir acidentes e promover consciência corporal.

Sol Morel, responsável pelo seminário de trapézio fixo, iniciou sua jornada no circo em 2007, e depois se formou na organização Circo Social Del Sur em Buenos Aires, na modalidade de trapézio fixo em 2009. Para a trapezista, as atividades vão além do aprendizado técnico e se propõem como um espaço de troca e construção coletiva. “Espero que as pessoas levem consigo material técnico para que possam continuar avançando no mundo do trapézio. O trapézio é uma desculpa para nos expressarmos e compartilharmos de forma saudável”, afirmou.

Foto: Parceria Escénica/ Divulgação

Palhaço físico será a temática do segundo seminário ofertado, ministrado amanhã (8) pela artista Sonia Landman. Durante as aulas serão abordados um conjunto de técnicas do teatro físico, clown teatral e a linha pedagógica da educação popular, permitindo que os alunos desenvolvam técnica e consciência corporal. A argentina Sonia, responsável pelo seminário, é atriz, palhaça e artista de rua, e também atua como educadora social e produtora cultural.

Para a artista, o seminário de Palhaço Físico se constrói a partir da exploração da sensibilidade e da expressão individual de cada participante. “O clown é um tipo de teatro ligado à comicidade e à poesia. Ele ressalta a sensibilidade e a maneira de ver o mundo do intérprete. Os personagens são construídos a partir da nossa personalidade e da nossa experiência de vida como matéria-prima”, detalhou.

Finalizando as atividades em Londrina, na sexta-feira (9) as artistas argentinas apresentam o espetáculo “OU-IEA”. O nome da peça, segundo as artistas, é uma expressão de união e alegria, descoberta e redescoberta muitas vezes. Durante a montagem, as personagens Carpanta e Libertina surgem como palhaças convictas de que brincar e compartilhar em comunidade é o caminho para uma vida melhor. O espetáculo, assim como os seminários, ocorre na Escola de Circo de Londrina, localizada na Avenida Saul Elkind, 790, às 20h30, e tem duração de 45 minutos.

“OU-IEA” surgiu da Parceria Escénica, projeto itinerante de teatro circense construído a partir de anos de colaboração entre as artistas argentinas. Ao longo dessa trajetória conjunta, a dupla criou e integrou diferentes produções de teatro de rua e circo, como as peças “La Vagamurga que nos Parió”, “La Varieté de los Medios”, “Las Diputadas” e “Mirta y Raquel”, além de atuar na produção de shows de variedades e na coordenação do Centro Cultural Las Catonas, em Moreno, na província de Buenos Aires.

Em 2018, decidiram percorrer a América Latina compartilhando arte, formação e encontros, nomeando esse percurso de “Parceria Escénica”, expressão inspirada no termo colombiano “parcero”, que significa amigo e companheiro, e simboliza a proposta do grupo de manter abertas as trocas, parcerias e construções coletivas ao longo do caminho. Em 2025, elas receberam o convite da Vila do Circo para trazerem suas atividades a Londrina.

Segundo o coordenador da Vila do Circo, Sérgio Oliveira, o espetáculo e os seminários integram uma proposta de qualificação das ações desenvolvidas no espaço, promovendo o intercâmbio com artistas latino-americanos e oferecendo uma formação gratuita e de qualidade voltada aos artistas da cidade. “São ações fundamentais para qualificar o repertório dos artistas locais, possibilitando fazer novos contatos e pensar o circo a partir de outras perspectivas pedagógicas”, ressaltou.

O Projeto Cultural Vila do Circo, da Escola de Circo de Londrina, conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) da Prefeitura de Londrina.

Texto: Clara Chamorro, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos