Destaques

Saúde realiza atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti

dengue.ILUSTRATIVA

Ação educativa com alunos do colégio Sesi Internacional, na manhã desta quarta-feira, envolve palestras e atividades práticas

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias, realiza nesta quarta-feira (15), às 9h45, palestra educativa sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação será realizada com os alunos do Colégio Sesi Internacional, localizado na rua deputado Fernando Ferrari, 160, jardim Bancários. A previsão é que participem aproximadamente 35 estudantes, com idades entre 14 a 16 anos.

A educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, informou que na palestra os alunos serão orientados sobre o mosquito Aedes aegypti, conhecendo seus possíveis criadouros, quais doenças ele transmite e as formas de prevenção. “Após a palestra, nós iremos percorrer o espaço do colégio com os estudantes, para identificar possíveis criadouros. É uma atividade teórica seguida da parte prática, onde eles vão aprender a reconhecer e eliminar pontos que podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito”, ressaltou.

Lucimara explicou que, mesmo nesta época de baixas temperaturas, é importante manter o combate ao Aedes aegypti, responsável por transmitir doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. “O frio não impede o desenvolvimento do ciclo do mosquito, apenas faz com que demore mais do que no verão. Por isso é necessário continuar com as medidas de prevenção, e se conseguirmos eliminar os criadouros agora, impedimos a proliferação nas próximas estações“, afirmou.

As atividades educativas prosseguem na quinta-feira (16), quando a equipe de agentes fará uma exposição de Endemias em empresa de confecção localizada na Av. Winston Churchil, 150. A exposição começa às 11h30, e a expectativa é que os 320 colaboradores participem.

Os funcionários da empresa serão orientados sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, e irão conhecer as fases do mosquito. Haverá ainda mostruário sobre as endemias relacionadas ao bicho barbeiro, caramujo africano, caramujo transmissor de esquistossomose e também a leishmaniose.

 

Foto: Ilustrativa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos