Londrina recebe o I Fórum de Planejamento Urbano nesta sexta-feira (24)
Evento, realizado pelo Ippul, tem como tema “A cidade que queremos”; as inscrições são gratuitas
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) realiza, nesta sexta-feira (24), o I Fórum de Planejamento Urbano. Com o tema “A cidade que queremos”, o encontro será no auditório do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), localizado na avenida Maringá, 2.400. O credenciamento é gratuito, e será feito no início do evento, às 13h30.
O I Fórum de Planejamento Urbano em Londrina conta com apoio da WRI Brasil Cidades Sustentáveis. O WRI Brasil apoia cidades brasileiras no desenvolvimento e implementação de soluções sustentáveis para os problemas de transporte e desenvolvimento urbano. E o WRI Brasil Cidades Sustentáveis possui termo de Cooperação Técnica com o Município, dando suporte para ações de planejamento urbano em Londrina.
Logo após a solenidade de abertura, haverá lançamento do site “A Cidade que Eu Quero”. O website será um canal de participação popular, onde a população poderá expor suas demandas, obter informações e participar de enquetes de diversos temas relacionados ao planejamento e desenvolvimento urbano do município.
De acordo com a presidente do Ippul, Ignes Dequech Alvares, o Fórum é uma oportunidade para discutir questões sobre planejamento urbano. “Teremos profissionais gabaritados trazendo aplicações interessantes de projetos em execução, que irão nos fornecer subsídios técnicos para iniciar, futuramente, nossa revisão do plano diretor”, disse.
Durante o encontro, serão realizadas duas mesas-redondas para debater os temas “O papel dos órgãos de planejamento urbano na gestão da cidade” e “O papel da participação social no planejamento urbano da cidade”. Participam representantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Câmara Municipal de Londrina, Conselho Municipal da Cidade e Ministério Público do Estado do Paraná. A diretora de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil, Nívea Oppermann, e a coordenadora de Cidades, Luiza de Oliveira Schmidt, também irão compor a mesa-redonda.
Palestra Magna -O Fórum finaliza com a palestra magna “Planejamento Urbano: Inovação e Participação”, conduzida pelo consultor e economista Marco SaverioRistuccia. O palestrante é doutor em Economia pela Universidade La Sapienza, de Roma, e possui mais de 20 anos de experiência em estruturação e gerenciamento de projetos de investimento de interesse público.
Ristuccia é consultor para Planejamento de Desenvolvimento Territorial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. Além disso, também atua em análise econômico-financeira para instituições públicas e privadas na Europa e no Brasil, para planejamento do desenvolvimento territorial, entre outros assuntos.
Programação
13h30 – Credenciamento e Recepção
14 horas – Solenidade de Abertura
14h30 – Lançamento do site “A Cidade que Eu Quero”
15 horas – Mesa Redonda: “O papel dos órgãos de planejamento urbano na gestão da cidade”
16h30 – Coffee break
17h – Mesa Redonda: “O papel da participação social no planejamento urbano da cidade”
18h30 – Intervalo
20 horas – Abertura da Palestra Magna
20h15 – Palestra Magna: “Planejamento Urbano: Inovação e Participação”, com Marco Saverio Ristuccia
21h30 – Encerramento