CCI Oeste apresenta teatro sobre tuberculose
A apresentação é aberta a todas pessoas acima de 60 anos; os atores são os profissionais do Nasf
O Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste (CCI Oeste) vai apresentar um teatro sobre tuberculose nesta quinta-feira (23), às 14 horas. A apresentação é aberta a todas pessoas acima de 60 anos e não é preciso se inscrever antecipadamente. O auditório tem capacidade para 50 pessoas e fica na Rua Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes.
O enredo da peça versa sobre a tuberculose, uma doença infecciosa e transmissível, que afeta os pulmões. Ela tem cura e o tratamento dura no mínimo 6 meses, sendo que depois de duas semanas de tratamento medicamentoso o paciente já não a transmite mais.
Os atores são os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Unidade Básica de Saúde do Jardim Bandeirantes. Eles trarão, de forma lúdica, as informações sobre a doença, as formas de prevenção e tratamento, os exames necessários para o diagnóstico, além de abordar o preconceito que sofrem os pacientes com o problema. A duração é de cerca de 40 minutos. Após a apresentação, eles estarão disponíveis para conversar com os idosos e sanar as dúvidas relacionadas ao assunto.
A assistente social do Centro de Convivência, Ana Karina Anduchuka, destacou que o teatro é uma atividade que introduz o assunto de forma divertida, didática e lúdica, que amplia a atenção daqueles que assistem e gera uma aproximação maior com os profissionais da saúde. “Será um momento para que os idosos tirem suas dúvidas sobre o assunto e saibam mais sobre a tuberculose.”
Segundo dados Ministério da Saúde, no Brasil, todos os anos são notificados cerca de 70 mil casos novos da doença e 4,6 mil mortes decorrentes da enfermidade.
Foto: Luiz Jacobs