Destaques

Rota das Catedrais 2026 é lançada em Londrina com perspectiva de reunir 1.500 participantes

Oito mil pessoas já participaram do evento que reúne adeptos de várias partes do Brasil; Rota marca a superação pela prática da bike

Consolidada como uma das iniciativas de maior alcance e visibilidade do calendário oficial de eventos do Município de Londrina, a Rota das Catedrais chega a sua 8ª edição, que irá ocorrer no dia 2 de maio. Nesta quinta-feira (12), Londrina recebeu o lançamento da edição 2026 em evento realizado no Auditório da Prefeitura, tendo como anfitrião o prefeito Tiago Amaral, acompanhado dos organizadores e de lideranças locais. No encontro, foi apresentado o panorama desta próxima jornada que prevê a participação de 1.500 atletas, realizando o tradicional trajeto que inicia na Catedral de Londrina e termina na Catedral de Maringá.

Considerado o maior evento de moutain bike do Sul do Brasil, a Rota das Catedrais conta com cerca de 120 km de itinerário, passando também por Cambé, Rolândia, Arapongas, Sabáudia, Mandaguari, Marialva e Sarandi. A integração regional valoriza o território Norte do Paraná por meio da prática esportiva, impactando positivamente a economia, turismo, gastronomia, hotelaria, comércio e serviços das cidades envolvidas. Mais de 8 mil atletas já participaram, entre todas edições, contemplando 14 estados brasileiros e até pessoas da Colômbia e do Paraguai.

Foto: P14 Sports / divulgação

Para o prefeito Tiago Amaral, a Rota das Catedrais reforça o espírito inovador e acolhedor de Londrina, crescendo a cada ano e movimentando todo um ramal de desenvolvimento. “Esse evento é uma sacada maravilhosa, tem um grande apelo, já deu muito certo e é fundamental para apresentar e salientar a força da nossa região para todo o Brasil. Muita gente vem de fora para participar e prestigiar, o que reflete na economia, pois vários se hospedam, trazem suas famílias, consomem nos restaurantes, no comércio e aproveitam o fim de semana para passear e conhecer a cidade. O turismo é uma das grandes marcas que nossa gestão está puxando, seja esportivo, de negócios, lazer ou religioso, isso colabora muito para o nosso desenvolvimento” avaliou.

Segundo Tiago, estimular e potencializar boas iniciativas que trazem retornos é outra missão da Prefeitura. “Está no DNA do londrinense pensar fora da caixa, sair do comum e ousar sem medo de errar para construir e transformar. Nossa capacidade de idealizar grandes projetos e concretizar sonhos é incrível. A Rota das Catedrais é um grande exemplo disso, aumentando expressivamente o número de participantes desde que iniciou. Sou um apaixonado por esportes e creio que ele é um motor de oportunidades, negócios e promoção da saúde. Não tenho pedalado muito, mas vou tentar participar e comparecer na largada do evento”, destacou.

Foto: Vitoria Laba / PML

Um dos organizadores, Peterson Oliveira, representante da P14 Sport, promotora da Rota, destacou que o evento contribui para movimentar Londrina e Maringá, unindo duas das principais cidades paranaenses. Acrescentou que a experiência proporcionada transcende o caráter esportivo, agregando o convívio com a natureza, contemplação de paisagens, conexão com as cidades e partilha entre atletas amadores e profissionais.

São mais de 120 pessoas atuando na realização, entre Londrina e Maringá, incluindo empresas contratadas para gerir o evento. “Os atletas têm suporte não só na largada, mas em todo o percurso, com sete pontos de hidratação, atenção em saúde e bem-estar, ambulância, cuidado emocional, atrações turísticas e musicais, pontos de apoio, momentos de espiritualidade. É uma logística complexa e muito bem amarrada para oferecermos tudo com a melhor qualidade”, informou Oliveira.

Foto: Vitoria Laba / PML

O empresário Alex do Coco, que participa de eventos ciclísticos há cinco anos, estará pela quarta vez na Rota. Ele prestigiou o lançamento da edição 2026, contando como a prática da bike o ajudou a superar um dos momentos mais delicados de sua vida. Em 2023, Alex teve dengue hemorrágica, ficou 15 dias internado no hospital, dos quais oito foram na UTI. “Se não fosse o esporte e a bicicleta, muito provavelmente eu não teria escapado, ou não teria me recuperado com boa saúde. Os próprios médicos frisaram que isso ajudou bastante no processo de recuperação. Logo que saí do hospital, no dia seguinte já pedalei e, em dez dias, estava fazendo novamente 100km”, relatou.

Alex contou que está ansioso para cumprir mais uma Rota entre Londrina e Maringá. “Espero o ano todo pelo evento. Tudo o que aconteceu comigo torna ainda mais especial cada momento. A organização é excelente, oferece tudo de ponta o tempo todo. Já fiz pedais longos, mas a Rota é diferenciada, uma das melhores que existem. Envolve superação, propósito, força física e mental, além de fé, em um só evento. Passar pelas igrejas, paisagens, conhecer a cultura, estar no meio da natureza é impactante e emocionante. Por isso vem tanta gente do Brasil todo”, elogiou.

Foto: Divulgação

Conceito que traduz a essência – Em 2026, o mote da Rota das Catedrais é “Da terra vem a força. Da Rota, a superação”, costurando a ligação entre o percurso, as cidades, a natureza e o desafio vivido por cada atleta.

Durante o lançamento, na Prefeitura, Luciana Oliveira, também à frente da organização do evento, enalteceu a evolução e consistência da ação no decorrer dos anos. A primeira edição, realizada há dez anos, reuniu 450 participantes. Em 2022, alcançou 1.500 pessoas. “O avanço é muito significativo, nos motiva e alegra. Conseguimos reforçar como eventos esportivos podem ser agentes de crescimento e desenvolvimento para uma cidade. A Rota une saúde, bem-estar, fé, coragem, integração e interação, além de mobilizar uma cadeia ampla de colaboradores. Mais de 8 mil atletas já participaram. Representa superação e o orgulho que temos por Londrina e o Paraná”, apontou.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Felipe Prochet, frisou que a atividade quebrou as barreiras regionais ao permitir acesso de ciclistas de várias localidades, confirmando que a região tem vocação para captar e promover eventos de grande porte. “Essa Rota eleva Londrina a outro patamar. A FEL tem como compromisso dar esse apoio logístico aos eventos, sendo uma construção coletiva que fortalece nossa economia. Desejo grande sucesso para os organizadores e participantes nesta 8ª edição”, afirmou.

Já o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Fabrício Bianchi, comentou que eventos com esse perfil lançam um olhar amplo para avaliar e explorar bem a dinâmica regional. “Isso ajuda a impulsionar o que Londrina tem de melhor. São oportunidades que se abrem, criando empregos, gerando renda e conectando o público e o privado de forma eficiente”, citou.

Foto: Divulgação

Dicas ao público – A organização da Rota das Catedrais incentiva os participantes e dá algumas orientações para quem deseja encarar a jornada. De acordo com Peterson Oliveira, da P14 Sport, o percurso é bastante desafiador e, para cumpri-lo totalmente, a pessoa precisa estar bem treinada e preparada. “Não precisa ser alguém exatamente profissional, mas exige um certo nível de experiência, pois há dificuldades no caminho, muitos altos e baixos, chega até 2.100 de altimetria, então para um ciclista intermediário é importante que esteja pronto física e mentalmente. Cuidar da alimentação, ter uma bike adequada, ter um pós-treino e noção das próprias limitações. Esse conjunto contribui para que o ciclista tenha sucesso e consiga chegar bem até Maringá, alcançando sua meta”, indicou.

No dia 2 de maio, a concentração dos atletas em Londrina, ponto de partida, está marcada para as 5h30. Já a largada oficial será a partir das 6h30. Inscrições pelo site www.rotadascatedrais.com.br .

Também estiveram presentes no lançamento da edição 2026 o deputado estadual Jairo Tamura, e os vereadores Antônio Amaral, vice-líder do Executivo na Câmara, e Fernando Madureira, criador do projeto de lei que inseriu o evento no calendário oficial do Município em 2022. Ainda marcaram presença representantes da CMTU, da Guarda Municipal e da Fundação de Esportes (FEL), entre outras secretarias municipais.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos