Destaques

Projeto Maculelê oferta aulas gratuitas de capoeira em escolas municipais 

As atividades são direcionadas a crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, em unidades da zona sul e do distrito de Paiquerê 

Com o objetivo de ampliar as aulas extracurriculares ofertadas a crianças e adolescentes do município, o Projeto Maculelê vai oferecer aulas gratuitas de capoeira nas Escolas Municipais Zumbi dos Palmares, localizada na região sul de Londrina, e Armando Rosário Castelo, no distrito de Paiquerê. Ao todo, cerca de 160 crianças e adolescentes serão beneficiados, 80 em cada unidade escolar. 

O projeto, executado pela Escola de Capoeira Maculelê Londrina, tem fomento da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).  

Foto: Divulgação/ Maculelê

As atividades são abertas à comunidade e não é necessário que o participante seja aluno da escola onde as aulas são ofertadas. Podem se inscrever crianças e adolescentes na faixa etária 5 a 14 anos. Para participar, o responsável deve comparecer à unidade escolar e solicitar a ficha de inscrição diretamente ao instrutor de capoeira. 

A mestra Sara, vice-diretora e responsável técnica do Grupo Maculelê Capoeira, destacou que os benefícios da prática da capoeira vão além do desenvolvimento da coordenação motora. “Iniciar na infância contribui significativamente para o desenvolvimento motor, coordenação, equilíbrio, noção espacial e consciência corporal. Além disso, fortalece valores como disciplina, responsabilidade e autoestima desde cedo, afirmou. 

As aulas contarão com uma ementa completa, que abrange diferentes dimensões da capoeira. Os alunos aprenderão fundamentos técnicos, como ginga, esquivas, ataques e defesas; musicalidade, com instrumentos como berimbau, pandeiro e atabaque; além de história e cultura afro-brasileira.  

O projeto também trabalha valores como disciplina, respeito, hierarquia, trabalho em equipe e convivência social. Além das aulas regulares, a proposta prevê a participação dos alunos em campeonatos, cursos, vivências culturais e eventos relacionados à capoeira. 

Foto: Divulgação/ Maculelê

As atividades na Escola Municipal Armando Rosário Castelo começam na próxima quinta-feira (19) e ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h20, ministradas pelo instrutor Paiquerê. A unidade escolar está localizada na Rua Alcina Alves de Camargo, no distrito de Paiquerê. 

Segundo a coordenadora da escola municipal, Monique Pucci de Oliveira, as atividades extracurriculares são importantes para aproximar as famílias da unidade escolar. “É uma forma de desenvolver as habilidades das crianças, especialmente em uma região rural que não tem tanto acesso a atividades culturais. Isso gera engajamento das famílias com a escola, que passam a participar mais das atividades e apresentações”, destacou. 

Já na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, as aulas estão previstas para iniciar no dia 3 de março e ocorrerão às terças-feiras, das 17h40 às 19h. As atividades serão conduzidas pelo instrutor de capoeira Felipe. O endereço da escola é Rodovia João Alves da Rocha Loures, 3.655, União da Vitória, região sul. 

Para o diretor da escola, Mário Alves de Oliveira, as atividades no contraturno são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. “No nosso caso, uma escola de periferia, muitas crianças acabam ficando nas ruas. Projetos como esse ajudam a oferecer novas oportunidades e a manter os alunos envolvidos em atividades positivas”, frisou. 

De origem brasileira, a capoeira é uma manifestação cultural que surgiu a partir da resistência e da identidade do povo negro escravizado no Brasil. Reconhecida como patrimônio cultural, a atividade reúne elementos de luta, dança, música e expressão corporal que contribuem tanto para o desenvolvimento físico quanto pessoal dos praticantes. “A capoeira ensina que, antes de ser luta ou esporte, ela é cultura, tradição e formação de caráter”, afirmou a mestra Sara. 

Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina. 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos