Coro Voz Viva abre vagas para turma de 2026
A participação é gratuita e não exige experiência na área; ensaios começam na próxima quarta-feira (25)
Fundado em 2021, o grupo de coro Voz Viva abre inscrições para novos participantes. Os ensaios terão início na próxima quarta-feira (25), com encontros semanais das 19h30 até as 21h, na sede da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), localizada na Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral 110, Centro.

A participação no Coro Voz Viva é gratuita, e das 45 vagas, restam apenas quatro. Podem participar homens e mulheres a partir dos 16 anos, inclusive Pessoas com Deficiência (PCDs), sem necessidade de experiência ou formação na área.
As inscrições devem ser realizadas até este domingo (22), pelo WhatsApp (43) 99835-4145. Caso as vagas estejam totalmente preenchidas, o candidato será incluído em uma lista de espera.
Com repertório de Música Popular Brasileira, incluindo obras de nomes como Tom Jobim e Adoniran Barbosa, o coro é regido pela maestrina Rose Andréia Castanho, e tem o intuito de oferecer um espaço inclusivo, para além da técnica, para quem gosta de cantar e se relacionar. “Esse será o quarto ano do coral. Começamos com poucos participantes e agora o número só aumenta. Tem sido um trabalho muito legal, tanto tecnicamente quanto na parte terapêutica, estamos colhendo muitos frutos”, contou Castanho.
Segundo a maestrina, a motivação para o começo das aulas foi a possibilidade de ter um lugar que instruísse o canto de forma prática, sem deixar de ser um momento de lazer e distração, para pessoas que nunca cantaram ou que não tinham experiência na área. “Queria que fosse em primeiro lugar, um local terapêutico e de acolhimento, antes de ser técnico”, disse.
As aulas abordam técnica vocal, vocalises aplicados ao repertório, aprendizado de letras e estilos musicais, com foco na cultura brasileira. Para os alunos, o ensino é descontraído e muito agradável, ajuda a projetar a voz e fazer novas amizades. “Foi minha primeira vez fazendo aulas de canto, estou no grupo desde 2025. Sempre tive vontade, e o Voz Viva foi uma oportunidade para experienciar esse desejo de cantar. Sinto que minha afinação melhorou, e as apresentações ajudam muito a perder a vergonha de cantar em público”, relatou a participante Larissa Soares.
“Eu já tinha participado de outro coro no meu país, e aqui no Voz Viva eu aprendo muito, acho super agradável e amo participar”, afirmou a aluna Paola Heidi, venezuelana que mora em Londrina há três anos e participa do coro Voz Viva desde 2024. Ela também comentou sobre as apresentações que já fez com o grupo. “Todas elas têm sido muito especiais para mim; mas no Hospital do Câncer foi gratificante, por levar um pouco da alegria do Natal”, citou.
Além dos ensaios que ocorrem semanalmente, o coro faz apresentações ao longo de todo o ano em datas comemorativas, eventos e locais públicos, como hospitais e feiras livres. “O público sempre nos recebe muito bem, e já iniciamos o ano pensando em um projeto chamado “Um Brasil que Canta e Encanta”, que terá sua terceira edição este ano patrocinada pelo Promic com apresentações em espaços públicos de Londrina”, compartilhou Castanho.
O Coro Voz Viva é uma iniciativa da Corre Cultural, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Texto: Laura Gonçalves, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




