Destaques

Sema realiza distribuição de mudas de árvores na avenida Maringá

Expectativa é entregar pelo menos 400 mudas de várias espécies, entre frutíferas e não frutíferas; mesma ação em 2025 resultou em quase 500 mudas distribuídas

Uma ação sustentável para trazer mais qualidade de vida à cidade, incentivando o cuidado com o meio ambiente e sensibilizando a população. Esse é o foco do trabalho que a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) fará, no dia 28 de fevereiro, sábado, das 8h30 às 11h30, quando serão distribuídas mudas de árvores na avenida Maringá, nº 2.400, Jardim Vitória. A iniciativa foi organizada em parceria com o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), que cede o estacionamento de sua sede para a realização, apoia e participa deste momento.

Neste dia, a previsão é entregar pelo menos 400 unidades de diferentes espécies, de forma gratuita, todas fornecidas pelo Viveiro Municipal. Entre tipos nativos e exóticos, frutíferos e não frutíferos, estarão disponíveis mudas de araçá, amora, ingá, calabura, grumixama, gabiroba, pitanga, acerola, ipê-amarelo, rosa e branco, canela, quaresmeira, samambaia, resedá-extremosa e cerejeira.

Foto: Divulgação / Sema

Para facilitar o fluxo, a retirada será por ordem de chegada e cada pessoa poderá levar para casa até duas mudas de árvores. A equipe da Sema mostrará as unidades disponíveis e orientará os interessados sobre como proceder o plantio, indicando os cuidados necessários para o melhor manejo. Atuarão profissionais do Viveiro Municipal e da Assessoria de Educação Ambiental, além de membros do CEAL, que participarão voluntariamente. A entidade também está ajudando na divulgação do serviço.

Conforme informou a assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, o público receberá instruções sobre os locais mais adequados para o plantio das árvores, além de ganhar material informativo impresso. “As mudas são destinadas para plantio em Londrina e áreas distritais. De forma geral, a sugestão é para árvores frutíferas serem plantadas em quintais ou em chácaras, por conta de segurança, principalmente pensando em idosos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. E as demais são indicadas para plantio em calçadas”, disse.

Isidoro acrescentou que a expectativa da Sema é contar com a participação responsável da comunidade, ciente do compromisso de realizar o plantio adequado das mudas recebidas. “Esperamos, assim, que todas as mudas sejam doadas, pois temos recebido muitas perguntas nas redes sociais e diversas manifestações de pessoas confirmando presença no evento. Realizamos outro evento similar também no CEAL, em 2025, e foi um sucesso, com cerca de 480 mudas entregues. Houve pessoas procurando mudas até mesmo depois de terminada a atividade, então resolvemos repetir neste ano”, contou.

Foto: Arquivo Sema

Para o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, a ação reforça o compromisso da Prefeitura com a promoção da educação ambiental e o incentivo ao plantio de árvores. “A parceria com o CEAL é fundamental para aproximar a comunidade de iniciativas sustentáveis que contribuem diretamente para a qualidade de vida e o futuro ambiental de Londrina”, afirmou.

Em 2025, a Sema também atuou com entrega de mudas de árvores em locais públicos como praças, eventos da Prefeitura e instituições como igrejas católicas e Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs).

Já o presidente do CEAL, o engenheiro eletricista Marcos Dantas, enfatizou que a entidade tem o dever de aproximar a população e os órgãos envolvidos. “Queremos ser sempre uma ponte entre a cidade e a Sema, ajudando a potencializar o compromisso que temos em ajudar a cuidar do meio ambiente”, pontuou.

Balanço – De acordo com o setor de Áreas Verdes da Sema, em 2025 foram plantadas 16.703 mudas de árvores. Deste total, foram doadas à população 5.219 mudas para plantio em passeios públicos e 6.098 para plantio em áreas de vale e reservas legais. O plantio com equipes próprias da Secretaria totalizou 5.386 no ano passado.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos