Secretaria inicia planejamento da Feira Arte Mulher Empreendedora em 2026
Além de representantes da SMPM e do Centro de Oficinas, estiveram presentes na reunião as participantes da Feira
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) realizou, na manhã da última quinta-feira (19), uma reunião estratégica de planejamento com as participantes da Feira Arte Mulher Empreendedora (Fame). O encontro, que ocorreu no auditório do Centro de Oficinas para Mulheres (COM), marcou o alinhamento das ações para o ano de 2026 e celebrou o fortalecimento do protagonismo feminino na economia local.

Ativa desde 1998, a Feira Arte Mulher Empreendedora foi pensada como um ambiente de valorização e fortalecimento do artesanato e do empreendedorismo feminino, reunindo iniciativas individuais e coletivas que contribuem para a geração de renda, a autonomia econômica e a inclusão social e produtiva das mulheres de Londrina. A ação integra uma estratégia intersetorial da Prefeitura Municipal de Londrina, vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, e gerida pelo Centro de Oficinas para Mulheres (COM).
Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, a Feira Arte Mulher Empreendedora é muito mais do que um espaço de comercialização. “A Feira representa uma política pública concreta de incentivo à autonomia econômica das mulheres, fortalecendo o empreendedorismo feminino, ampliando redes de apoio e promovendo oportunidades reais de geração de renda. Quando a Secretaria investe na Fame, estamos investindo na independência financeira, no protagonismo e na valorização do talento das mulheres de Londrina”, afirmou.
De acordo com a secretária, o planejamento para 2026 foi pensado de forma estratégica, a fim de dialogar diretamente com as políticas públicas voltadas ao empreendedorismo e ao fortalecimento feminino no município. “Queremos ampliar o alcance da feira, qualificar ainda mais as participantes, criar conexões com outras secretarias e parceiros e consolidar a Fame como um espaço permanente de formação, visibilidade e crescimento para as mulheres empreendedoras da cidade”, contou.
Conforme a psicóloga da SMPM, Lisnéia Rampazzo, o objetivo da reunião foi, sobretudo, apresentar um balanço das atividades desenvolvidas no ano de 2025 com as empreendedoras, e alinhar as ações previstas para serem realizadas neste ano, como a ampliação de novos espaços de comercialização e oferta de capacitações. “Com a abertura de novos espaços de divulgação e comercialização, as empreendedoras que já fazem parte da Fame poderão dar visibilidade a produtos e serviços. Os cursos, palestras e oficinas colaboram para qualificação, tanto na área de gestão de negócios como na área das vendas”, afirmou.
De acordo com Lisnéia Rampazzo, um dos objetivos deste ano é levar as empreendedoras atendidas pelo COM a exporem seus produtos em grandes feiras, como a ExpoLondrina 2026. “A presença da Fame em grandes eventos da cidade amplia a visibilidade do empreendedorismo feminino em diferentes locais, das empreendedoras bem de seus produtos”, disse.
Entre os avanços e resultados do ano anterior, destaque para a ampliação dos espaços de comercialização e o número de mulheres participantes. Em 2025 foram 64 mulheres inscritas, mas para este novo ano, 2026, já foram contabilizadas 80 mulheres que desejam participar da Feira. Durante o encontro também foram apresentadas as atualizações fundamentais sobre o Decreto da Feira Arte Mulher Empreendedora, que além de regulamentar e institucionalizar o espaço, garante mais segurança e organização para as expositoras.
A artesã Marisa Talavitz, expositora na Feira desde 2022, trabalha com objetos diversos produzidos à mão, como guirlandas, chaveiros, marcadores de páginas, e com itens personalizados de acordo com a demanda do cliente. Segundo ela, a Fame representou uma virada de chave em sua vida. “Quando eu entrei pra Secretaria da Mulher estava numa época um pouco desanimada. A Fame me trouxe oportunidades e muitas amizades, conheci muita gente através das reuniões da Secretaria. Eu adoro participar da Fame e me sinto muito orgulhosa de fazer parte desse projeto. Parabenizo a todas as meninas que trabalham duro e nos atendem sempre com um sorriso no rosto”, compartilhou.
A artesã também destaca que a participação na Feira contribuiu significativamente para a divulgação do seu trabalho e ampliação da renda. “As feiras da Fame são uma ótima oportunidade de vendas e também de divulgação. Nem sempre a gente vende nas feiras, mas a gente faz amizades, cativa clientes novos, pega encomendas e isso é muito importante para o crescimento da nossa empresa. Fazer parte da Fame é um privilégio que poucas dão valor. Eu tenho muito orgulho de poder dizer que eu sou Fame e sempre serei”, contou.
As mulheres interessadas em conhecer o projeto ou participar das futuras capacitações podem entrar em contato com a Secretaria pelos telefones (43) 99945-0056 ou (43) 3378-0111. Também é possível realizar uma visita ao Centro de Oficinas para Mulheres (COM), localizado na Rua Valparaíso, s/n, esquina com Avenida Higienópolis. “A Fame está sempre aberta para receber novas empreendedoras e através do COM e da Sala da Mulher Empreendedora, diversas capacitações são feitas, visando ampliar as possibilidades de empreendedorismo feminino em diversas áreas”, reforçou Lisnéia Rampazzo.
Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




