Cidadão

Cemitério de Automóveis realiza Sarauzinho nesta quinta-feira (1)

Evento traz contação de história e apresentação de teatro com palhaços; agendamentos podem ser feitos pelo número (43) 8409-0990

 

sarauzinho.cemiterio.DPA Vila Cultural Cemitério de Automóveis realiza nesta quinta-feira (1) mais uma edição do projeto Sarauzinho, voltado ao público infanto-juvenil, para crianças a partir de cinco anos. Desta vez, o evento ocorre em dose dupla, às 9 e às 14h30 horas, com contação da história “O nome da fruta” e o espetáculo de circo-teatro “Dupla de Dois”. Também haverá a oficina “Encantamentos Poéticos”, às 17 horas, com a professora, atriz e produtora cultural Christine Vianna.

A entrada é franca e o agendamento para as atividades pode ser feito pelo telefone (43) 8409-0990. A Vila Cultural Cemitério de Automóveis fica na Rua João Pessoa (103-A) e conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

A contação de história “O nome da fruta” foi recriada por Chico dos Bonecos a partir  do livro “Contos Populares do Brasil”, de Silvio Romero. Será contada no Sarauzinho por Gilza Santos.

O espetáculo “Dupla de Dois” conta a história de Leleca, uma palhaça que deseja se tornar artista e insiste em fazer dupla com Carabina, palhaço que pretende apresentar seu número a plateia.

A proposta deste circo-teatro é apresentar às novas gerações a herança da antiga tradição dos palhaços, trazendo entretenimento e diversão ao público. Tudo isso resgatado com espírito contemporâneo através de esquetes clássicas do circo tradicional adaptadas em releituras atuais.  

Oficina – A partir das 17 horas, será realizada a oficina “Encantamentos Poéticos” – Formação de Leitores, com a idealizadora do projeto Sarauzinho e produtora cultural Christine Vianna. O objetivo é incentivar o hábito da leitura em crianças, multiplicando a importância da leitura diferenciada através de técnicas de uso da voz e corpo, como contar, falar e encantar.

Sarauzinho – Trata-se de um projeto de Londrina que trabalha a tradição da transmissão de conhecimentos através da oralidade como a contação de histórias e as esquetes clássicas de palhaços do circo nacional. As ações são apresentadas de forma lúdica e sensível às novas gerações.

Voltado ao público a partir de cinco anos de idade, as apresentações são vistas pela idealizadora do projeto, Christine Vianna, como atividades lúdicas que ampliam a imaginação e ajudam a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas. São experiências de interação, utilizando-se o ato da fala e recursos cênicos.

 

Foto: Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos