Mais de 1,2 mil professores da região norte participam de aperfeiçoamento
Atividades incluem mostra de trabalhos e projetos, oficinas e palestras envolvendo docentes de 31 unidades escolares
Professores de 31 unidades escolares da região norte de Londrina participam nesta sexta-feira (30) de uma capacitação que tem como objetivo proporcionar o aperfeiçoamento e troca de experiências profissionais. Mais de 1.200 docentes integram as atividades, que começaram pela manhã e prosseguem até o final da tarde, na Escola Municipal Prof.ª Ruth Lemos, no Conjunto Luiz de Sá.
Na parte da manhã, os professores conheceram o espaço da escola e tiveram a oportunidade de mostrar trabalhos e projetos que foram desenvolvidos durante o ano nas unidades escolares. “A intenção do evento é exatamente mobilizar os professores, mantê-los atualizados e fazer com que os conhecimentos sejam compartilhados. Muitas vezes, temos pessoas com boa capacidade de dividir o saber, mas faltam oportunidades. Este momento serve para aprimorar o trabalho e valorizar as escolas e CMEIs”, afirmou Cintia Alves Silva Martins, coordenadora da comissão organizadora da capacitação.
Os trabalhos apresentados abordam temas variados como projetos de matemática, atividades desenvolvidas para a semana da família e da paz, diversidade cultural, entre outros. Ainda pela manhã, teve início uma série de oficinas e palestras envolvendo cerca de 30 professores em cada uma. A atividade continuou no período da tarde.
Praticamente todos os ministrantes são servidores municipais da Secretaria Municipal de Educação. A secretária municipal de Educação, Janet Thomas, participou do evento fazendo uma apresentação com o tema “A postura do professor diante das questões da sexualidade”.
O evento reúne professores de 24 escolas municipais e sete Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), totalizando 31 unidades escolares. A região norte é a mais representativa em número de escolas e professores de Londrina.
Temas diversos – As oficinas e palestras realizadas durante o aprimoramento de professores da região norte abordam os seguintes assuntos: Jogos de Alfabetização nas Séries Iniciais, com a professora Irene de Carvalho; Trabalhando com Projetos, com a professora Renata O. R. Quintanilha; os Direitos e Deveres do Servidor, com o corregedor-geral do Município, Alexandre Tranin; sobre o Lúdico como Recurso Metodológico, com a professora Simony R. B. Souza; a Ludicidade na Educação, com Silvio da Conceição; os Distúrbios Diversos, com Cristiane Sola Rogério; a Afetividade na Aprendizagem, com Jacqueline B. da Silva, a Religiosidade e Diversidade, com Eliane A. Candotti e a Música na Educação, com Larissa Betoni.
Fotos: Vivian Honorato