Festival de Dança de Londrina tem início neste sábado (1)
Companhia do Rio de Janeiro abre o Festival com espetáculo que conjuga hip hop, samba e funk com dança contemporânea
O Festival de Dança de Londrina abre sua 14º edição neste sábado (1º de outubro), com a Companhia Urbana de Dança, do Rio de Janeiro, que vem à cidade pela primeira vez para apresentar as coreografias “ID: Entidades” e “Na Pista”. A cerimônia de abertura está marcada para 20h30, no Teatro Mãe de Deus. Ingressos disponíveis nos pontos de venda a R$10 e R$5 (meia-entrada). O Festival de Dança de Londrina conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).
Dirigida por Sonia Destri Lie, a Companhia é formada por oito jovens dançarinos, moradores da periferia do Rio de Janeiro, que realizam uma leitura bem particular e criativa da dança urbana. Com sua performance surpreendente, o grupo conquistou público e crítica dos Estados Unidos e países da Europa.
O trabalho da Companhia possibilita aos dançarinos expressarem, artisticamente, suas marcas de origem numa linguagem contemporânea e posicionada, urbana, carioca e brasileiramente autêntica. Ao propor uma inteligente fusão entre dança de rua e dança contemporânea, eles desfilam pelo palco o talento e a marca autoral de jovens que conjugam movimentos bem brasileiros, como o samba e o funk carioca, com a internacional cultura do hip hop.
Considerada pelo The New York Times e pelo Time Out New York uma das 10 melhores performances de 2010, “ID: Entidades” investiga a dinâmica das ruas das metrópoles, fazendo prevalecer, em formações coletivas, a subjetividade de cada dançarino.
Já “Na Pista”, eleito o sexto melhor espetáculo de 2014 em outra lista publicada pelo The New York Times, é inspirado pelos hits, ritmos e sequências coreográficas que fizeram parte da adolescência do elenco no subúrbio carioca. Clássicos da música pop – de Michael Jackson a David Bowie – conduzem a coreografia pulsante e muito particular do grupo.
Segundo o jornal francês Le Monde, “a Companhia Urbana de Danç̧a impõe um hip hop mágico e magnético. Decidido, pleno, impecável”. Juntas, as coreografias “ID:Entidades” e “Na Pista” formam um programa de 75 minutos na noite de abertura.
O Festival de Dança de Londrina tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), da Caixa Econômica Federal e do Teatro Mãe de Deus. O evento é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná), com apoio institucional da Funcart. Apoio: FranceDanse Brasil 2016, Institut Français, Embaixada da França no Brasil, Shop Ballet/Só Dança, Kinise Dancewear, Pastel Mel, Usina Cultural e Rádio UEL FM.




