Cidadão

I Encontro de CAPS da região é realizado em Londrina

Participaram profissionais da área de saúde mental de diversos municípios paranaense, além de usuários e familiares do serviço

Na noite da última quinta-feira (29), foi realizada a abertura do “I Encontro de CAPS da Região de Londrina e I Encontro de Políticas Públicas de Álcool e Drogas do Norte do Paraná”, com a presença cerca de 160 profissionais da área de saúde mental de diversos municípios paranaenses, além de usuários e familiares do serviço.

I Encontro de CAPS da região é realizado em LondrinaParticiparam da solenidade, o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin; a diretora da 17ª Regional de Saúde, Terezinha de Fátima Sanches; o coordenador do Centro Regional de Referência sobre Álcool, Crack e outras drogas, Adriano Luiz da Costa Farinasso; a diretora do Centro de Ciências e Saúde Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mara Solange Dellaroza; a diretora do Hospital Universitário (HU), Elizabeth Ursi, além de um usuário e um familiar de usurário do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III.

O público acompanhou a palestra “A construção da Saúde Mental no Paraná”, ministrada pela coordenadora estadual de saúde mental, Rejane C. Teixeira Tabuti.

O I Encontro de CAPS da Região de Londrina é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os usuários do CAPS III também contribuíram na organização.

Para a diretora de Serviços Complementares em Saúde da SMS, Claudia Denise Garcia, além de superar a expectativa de público, o primeiro dia do encontro foi muito positivo. “Pudemos constatar o reconhecimento e a valorização do trabalho prestado pelo CAPS às famílias”, disse.

Ela lembrou que neste ano o CAPS III Conviver está comemorando 20 anos de existência e, por isso, um dos objetivos do encontro é levar a discussão sobre o trabalho, instrumentalizar e compartilhar a experiência com os demais serviços, visando o fortalecimento do trabalho. “Queremos movimentar as discussões sobre o trabalho prestado pelos CAPS”, disse.

I Encontro de CAPS da região é realizado em LondrinaO encontro prosseguiu nesta sexta-feira (30), com a presença de profissionais de cidades como Rolândia, Ibiporã, Cambé, Bela Vista, Florestópolis, Arapongas, Ibaiti, Cornélio Procópio, entre outras. Cerca de 240 pessoas participaram do segundo dia do encontro, segundo Claudia.

Na sexta-feira (30), houve debate sobre “Suicídio: Atenção e Prevenção”, com a diretora de Vigilância em Saúde, Maria de Fátima Tomimatsu; com o gerente do SAMU, Marcus Felipe Pinto Guanaes; com a médica psiquiátrica, Gisele Teixeira; e com a mestre em psicologia e professora, Carolina Caires Motta. Também foram compartilhadas experiências multiprofissionais e realizados diversos minicursos.

Foto: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos