Educação realiza Avaliação Sistêmica na rede municipal
Participam 28 mil alunos do 1º ao 5º ano de 86 escolas municipais; avaliação visa aperfeiçoar aprendizagem e qualidade do ensino fundamental
A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza, nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20), a segunda aplicação da Avaliação Sistêmica de 2016, envolvendo todas as 86 escolas municipais de Londrina. Cerca de 28 mil alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, irão fazer a prova que tem como objetivo estabelecer um diagnóstico da aprendizagem dos alunos, possibilitando o planejamento de ações que contribuam para melhorar a qualidade da educação. A avaliação será aplicada no período da manhã, das 8 às 12 horas, e da tarde, das 13h30 às 17h30.
Essa é a quinta edição da Avaliação Sistêmica, que é realizada, semestralmente, desde 2014. A prova é elaborada pela equipe de apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e avalia o desempenho dos alunos nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, incluindo questões objetivas e produção de texto. “Com base nos resultados obtidos, a Secretaria Municipal de Educação consegue ter uma visão ampla para identificar as principais necessidades e definir parâmetros que irão nortear a tomada de decisões e o desenvolvimento de atividades futuras”, disse a gerente de Ensino Fundamental da SME, Viviane Perez.
Para a gerente, a avaliação é uma ferramenta que representa um avanço importante para a educação de Londrina, uma vez que oferece um diagnóstico em larga escala, e com dados concretos, para que novas estratégias sejam elaboradas junto com as escolas municipais e suas equipes gestoras. “A Avaliação Sistêmica permite que o município faça um monitoramento constante e consiga realizar as intervenções necessárias que colaboram para o desenvolvimento do processo de ensino das escolas”, afirmou.
A partir do diagnóstico obtido pela avaliação, são promovidas para as escolas municipais atividades de formação continuada, reuniões regulares com gestores e abertura de novas turmas de contraturno para atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Além disso, há o desenvolvimento de projetos pedagógicos específicos e ações concentradas em conteúdos importantes que apresentaram dificuldades durante as provas.
Bom desempenho – A Avaliação Sistêmica é um dos fatores que contribuem para que Londrina mantenha uma média satisfatória de desempenho em avaliações nacionais. Um exemplo recente são os últimos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em setembro deste ano.
A rede municipal de educação de Londrina superou as metas previstas pelo Ideb. O índice alcançado pelas unidades escolares municipais, com alunos do 5º ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, foi de 6,5 e a meta prevista pelo MEC para o Município era de 5,9. A Escola Municipal Neman Sahyun foi a mais bem colocada em Londrina, e a 5ª melhor no Estado, com o índice de 8,2.