Faces de Londrina mostra seu novo trabalho
Projeto de dança apresenta “Amar o Próximo Como a Ti Mesmo”, na segunda (14) e terça (15), na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL
Feriado com estreia oficial do novo trabalho do Faces de Londrina. Em 2016, o projeto de dança vai apresentar o espetáculo “Amar o próximo como a ti mesmo” nos dias 14 e 15 de novembro (segunda e terça-feira), às 19 horas, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205). A entrada é gratuita e os convites devem ser retirados com uma hora de antecedência (senhas por ordem de chegada).
Criado há 14 anos, o Faces é um projeto estratégico aprovado no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), com patrocínio da Prefeitura de Londrina. Neste ano, a diretora Carina Corte, idealizadora e coordenadora do projeto, leva para o palco 180 integrantes, em 13 coreografias pontuadas pela busca da alegria e, ao mesmo tempo, a tensão das relações humanas.
As coreografias foram criadas por Carina Corte, Marciano Boletti, Bruno Calisto, Jéssica Honorio, Alexandro Micale, Caroline Aleixo e Eduarda Cristina Silva, professores que orientam as turmas nas oficinas realizadas ao longo do ano, em seis escolas públicas de Londrina.
“Falamos, por meio da dança, dos poderes que decidem sobre a vida das pessoas, da opressão que crianças e jovens sofrem no mundo adulto. Mas também mostramos a alegria que contagia, mesmo diante das ameaças que nos rondam sempre”, destaca Carina Corte. “Crescer é tomar consciência de que a vida é uma batalha constante, mas também é saber direcionar as lutas para o bem. Assim, quando nosso palco fica coberto por corpos jovens, de olhares brilhantes, a sensação é de renovação da vida”.
O novo espetáculo do Faces já foi visto no dia 10 de novembro, na Escola Municipal Dr. Claudio de Almeida e Silva (Jardim Atlanta). Estão agendadas mais cinco apresentações para os públicos internos das escolas municipais Pedro Vergara Correa (18/11, às 16h), Professora Ruth Lemos / Conjunto Luiz de Sá (25/11, às 16h), Eugênio Brugin / Conjunto São Lourenço (01/12, às 16h), Noêmia Alaver Garcia Malanga / Jardim Olímpico (06/12, às 9h30) e Espaço Viva Vida / São Jorge (em data e horário a serem definidos).
“Amar o Próximo Como a Ti Mesmo” também será apresentado no Calçadão da Avenida Paraná, no dia 26 de novembro, às 10 horas.
Sobre o Faces – A cada ano, o Faces de Londrina reforça sua importância como projeto de formação e inclusão de crianças e jovens por meio da dança, recebendo o apoio de instituições, pais e mães, professores, direção das escolas e voluntários. Em 14 anos, recebeu uma média de 2,5 mil alunos, que participaram das oficinas e montaram 14 espetáculos, assistidos por mais de 30 mil pessoas de Londrina e outras cidades.
A coordenação do Faces e os professores do projeto trabalham com os alunos aspectos que ressaltam a importância da dança na vida desses jovens e suas famílias: a autoestima, a sociabilidade, o relacionamento em casa e na escola, o companheirismo, a responsabilidade, o comprometimento e o trabalho em grupo.
Nos últimos anos, o projeto tem possibilitado oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Alguns bailarinos que se iniciaram no Faces têm se destacado no cenário da dança: passaram pela Escola de Balé do Teatro Bolshoi no Brasil, corpo artístico do Balé de Londrina e Cia Conservatório das Artes Londrinense, entre outros. Além disso, o próprio quadro de professores do projeto já inclui ex-alunos.
Foto: Divulgação – Camila Fontes