Cidadão

Terapia Comunitária realiza última Oficina de Intervisão de 2016

Voltada a terapeutas comunitários e apoiadores das rodas de Terapia Comunitária Integrativa, inscrições devem ser feitas pela internet

 

terapia.comunitaria.ARQUIVO.PA secretaria Municipal de Saúde está com inscrições abertas para a sexta e última oficina de Intervisão de 2016, voltada aos profissionais que atuam no Programa de Terapia Comunitária Integrativa, desenvolvido pela Diretoria de Atenção Primária em Saúde (DAPS). A oficina será realizada no dia 6 de dezembro, das 8 às 14 horas, no auditório do Parque Arthur Thomas, localizado na rua Natureza, 155, jardim Piza.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), link: http://moodle.londrina.pr.gov.br/moodle/course/view.php?id=1739.  A inscrição é obrigatória para quem desejar receber o certificado do curso.

A coordenadora da Terapia Comunitária Integrativa, Jucelei Pascoal Boaretto, disse que a oficina é voltada a terapeutas comunitários e apoiadores das rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI). A DAPS orienta que os participantes compareçam, no dia da oficina, com roupa confortável e levem lanche comunitário e as fichas da rodas que estão fazendo.

“A oficina é o espaço de partilha e troca de experiência entre os servidores. Uma forma simples de coordenar os trabalhos que estão sendo realizados no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou a coordenadora.

terapia.comunitaria.ARQUIVO.2Segundo Jucelei, as Oficinas de Intervisão, realizadas durante o ano de 2016, foram muito positivas, pois além dos servidores de Londrina, participaram profissionais de Apucarana, Jacarezinho, Ponta Grossa e Jandaia do Sul. “Esta troca de experiências e de informações é muito enriquecedora, porque possibilita melhorar o atendimento e acolhimento aos usuários”, salientou.

Sobre o Programa – O Programa de Terapia Comunitária Integrativa existe desde 2002 e inclui Rodas de Terapia Comunitária com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de prestar atendimento de acolhimento à população geral, e Oficinas de Autocuidado, que têm como objetivo oportunizar um espaço para que o servidor possa se sentir valorizado e acolhido, promovendo o resgate da autoestima.

Em 2014 as Oficinas de Autocuidado foram premiadas no Concurso Prêmio InovaSUS, uma iniciativa do Ministério da Saúde. Segundo dados da DAPS, as oficinas de Autocuidado, iniciadas no Município em setembro de 2014, atenderam 609 servidores municipais no ano de 2015, de diversas áreas como saúde, educação, mulher, em 36 encontros realizados nesse ano. Além disso, foram realizadas 192 Rodas de Terapia Comunitária, com 3.191 participações de usuários do SUS.

 

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos