Prefeitura e Secovi lançam campanha “Condomínio Seguro” nesta sexta-feira (22)
A iniciativa busca fortalecer a proteção à mulher dentro de condomínios residenciais e comerciais, por meio de orientações práticas para as administrações dos locais
A segurança das mulheres dentro de condomínios residenciais e comerciais é o foco da campanha “Condomínio Seguro”, que será lançada nesta sexta-feira (22), em uma parceria entre a Prefeitura de Londrina – por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres -, e o Sindicato da Habitação e Condomínios – Secovi-PR. O evento ocorrerá às 9h, no auditório do Secovi, a fim de reforçar as orientações sobre os fluxos de acionamento dos órgãos de segurança para o combate à violência doméstica e familiar.
Atualmente, Londrina conta com cerca de 2 mil condomínios, entre residenciais (horizontais e verticais), comerciais e mistos. De acordo com a Lei municipal nº 13.439 estes condomínios, por meio de seus síndicos e/ou administradores devidamente constituídos, deverão comunicar a Delegacia da Mulher da Polícia Civil ou o órgão de segurança pública especializado, sempre que tiverem a ciência de episódios concretos ou indícios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos ocorridos em suas unidades condominiais ou nas áreas comuns. Os participantes do encontro nesta sexta receberão adesivos para sinalizar os canais de atendimento no caso de ocorrências.
A secretária municipal de Política para as Mulheres, Marisol Chiesa, explicou que a partir da campanha mais pessoas poderão se informar em relação ao tema e entender a importância de agir e colaborar para a proteção das mulheres nestes ambientes fechados. “Em Londrina e no Paraná, temos leis que determinam como estes condomínios devem se portar diante de situações de violência contra a mulher. Com essa iniciativa, teremos a oportunidade de disseminar as informações sobre os serviços de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres para os condomínios no município, ampliando a nossa rede de apoio e proteção”, destacou. Em março, a secretaria levou o assunto ao evento “Café com Síndico“, promovido pelo Secovi.
Segundo a assessora jurídica do sindicato na regional norte, Camila Quaglio Corcini Bassos, com esta campanha o órgão busca respaldar os síndicos com as instruções de como proceder diante de qualquer indício ou ocorrência de violência doméstica nos condomínios. “Nosso objetivo com essa campanha é tentar tornar a casa dessas mulheres um ambiente seguro para elas”, afirmou.
Canais para denúncia
Em casos de violência contra a mulher, qualquer pessoa pode efetuar a denúncia. Em Londrina, a Guarda Municipal (telefone 153) e a Polícia Militar (190), são os principais órgãos a serem acionados. Ambos funcionam 24 horas por dia, garantindo atendimento imediato em casos de emergência.
Serviço – Campanha Condomínio Seguro
Data: Sexta-feira, 22 de maio
Local: Auditório do SECOVI – (Rua Rolândia, 295 – Jardim Dom Bosco)
Horário: 9h
Público: Síndicos, administradores, autoridades, representantes das forças de segurança e público geral
Texto: Rhayssa Fernandes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




