Destaques

Município oferece vacina contra HPV para meninos

Adolescentes com idade de 12 e 13 anos já podem ser imunizados contra o vírus nas Unidades Básicas de Saúde

Vacinacao.HPV.ILUSTRATIVA.2

A Secretaria Municipal de Saúde já oferece a vacina contra HPV para meninos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. Desde o dia 2 de janeiro, entrou em vigor a alteração do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Podem ser imunizados contra o vírus meninos com idade de 12 a 13 anos, 11 meses e 29 dias.

Vacinacao.hpv.ILUSTRATIVA.PO esquema de vacinação contra o HPV para meninos determina a aplicação de duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. A vacina utilizada no Brasil é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro subtipos do vírus, e possui 98% de eficácia para quem segue o esquema vacinal corretamente.

O objetivo da vacinação em meninos é reduzir a propagação do vírus. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Soares Koury, a adesão dos pais e responsáveis é importante para garantir a imunização dos adolescentes. “É necessário vacinar estes meninos, assim como as meninas, pois esse é um vírus de transmissão oral e sexual, e essa é a melhor forma de se prevenir contra as doenças mais graves que ele pode causar, como o câncer de colo de útero. É sabido também que o homem pode ser transmissor desse vírus, por isso a imunização antes do início da vida sexual”, explicou.

A imunização contra o HPV em meninos é uma medida adotada por outros seis países: Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá. A vacina também é ofertada para homens e mulheres, de 9 a 29 anos, portadores do HIV, desde que haja prescrição médica. Nesta situação, são oferecidas três doses. Para mulheres com idade de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, a vacinação está disponível para início de esquema.

Vacina Meningocócica C – A partir deste ano, também foi alterado o calendário da vacina contra a bactéria Meningocócica C, causador de doenças como a meningite. Até 2016, a vacina era oferecida no calendário básico, com doses no 3º, 5º e 12º mês de vida. Agora, foi acrescentada uma dose para adolescentes com idade de 12 a 13 anos, 11 meses e 29 dias.

Foto: Ilustrativa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos