Guarda Municipal Mirim forma 47 alunos na Escola Maria Shirley Barnabé Lyra
Além de marcar uma importante fase da vida das crianças, o projeto ajuda na transformação da vida de cada aluno
A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) realizou, na manhã desta quinta-feira (25), às 9h30, a segunda formatura do projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) de 2026. A cerimônia ocorreu na Escola Municipal Maria Shirley Barnabé Lyra, regiao leste, onde 47 alunos dos 4º anos receberam a certificação após concluírem o ciclo de atividades desenvolvido pela Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC).

A Guarda Mirim é uma iniciativa desenvolvida pela Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Durante o programa, os alunos participam de atividades teóricas e práticas voltadas ao fortalecimento de valores como cidadania, respeito, responsabilidade, disciplina e convivência harmoniosa em sociedade.
Implantado em 2013, o projeto já beneficiou aproximadamente 2.250 crianças da rede municipal de ensino. Além de aproximar os estudantes da Guarda Municipal, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para atuar de forma positiva em suas comunidades.

A supervisora da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), Kawanna Lima, destacou a emoção de acompanhar mais uma formatura do projeto, especialmente por ter participado diretamente das atividades desenvolvidas na unidade escolar ao lado do guarda municipal Yamashita.
“Todo encerramento de ciclo é emocionante, mas esta formatura tem um significado ainda mais especial porque acompanhei o desenvolvimento do projeto nesta escola. É uma grande satisfação chegar ao final dessa etapa com a sensação de dever cumprido. O Guarda Municipal Mirim é um projeto que transforma vidas e esse resultado só é possível graças à parceria da direção da escola e das professoras, que tiveram papel fundamental durante todo o processo”, afirmou.

Representando o prefeito Tiago Amaral na solenidade, a primeira-dama e madrinha do projeto, Juliana Yagushi Amaral, ressaltou que os alunos passam a integrar uma rede de multiplicadores de boas práticas dentro da comunidade.
Segundo ela, os conhecimentos adquiridos durante o projeto ultrapassam os limites da escola e passam a fazer parte do dia a dia das famílias. “As crianças aprendem sobre cidadania, preservação ambiental, convivência social, segurança e responsabilidade. Elas se tornam agentes de transformação, levando essas orientações para dentro de casa e ajudando a construir uma cidade melhor para todos”, destacou.

O chefe de gabinete da Guarda Municipal, Osmar dos Santos, ressaltou a importância da participação das famílias e da comunidade escolar para o sucesso do projeto. Segundo ele, o envolvimento dos alunos ao longo das atividades demonstra o potencial transformador da iniciativa e reforça a importância de investir na formação cidadã desde a infância.
Para os familiares, os reflexos do projeto já podem ser percebidos dentro de casa. Pai da aluna Ana Clara Paulino, Moisés Paulino destacou as mudanças positivas observadas no comportamento das crianças e agradeceu o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal.
“Esse projeto tem impactado nossos filhos dentro de casa, nas atitudes e nos comportamentos do dia a dia. Nosso desejo é que ele continue crescendo e alcance cada vez mais escolas. Como comunidade, deixamos nosso apoio e gratidão à Guarda Municipal por esse trabalho tão importante realizado com nossas crianças”, afirmou.

Também participaram da solenidade a diretora da Escola Municipal Maria Shirley Barnabé Lyra, Osvaldineia do Nascimento Santos; a secretária municipal de Educação, Thatiane Lopes de Araújo; o diretor operacional da Guarda Municipal, Jeferson Almeida da Silva; o inspetor-geral da Guarda Municipal, Eliel Costa dos Santos; as professoras das turmas participantes do projeto; representantes das famílias dos alunos e da comunidade escolar.
A formatura da Escola Municipal Maria Shirley Barnabé Lyra integra o ciclo de certificações do programa Guarda Municipal Mirim em 2026, que seguirá nas próximas semanas com novas solenidades em outras unidades da rede municipal de ensino.
Próximas formaturas
30/06/2026 às 9h30 – Professor Dr. Carlos da Costa Branco, 70 alunos
2/7/2026 às 9h30 – Escola Leonor Maestri de Held, 57 alunos




