Seleção Londrinense conquista 1º lugar no quadro geral do Paranaense de Taekwondo
A equipe de Londrina teve 37 atletas classificados para o Campeonato Brasileiro, que ocorre em agosto
O Ginásio de Esportes Moringão foi palco de mais um grande evento no último final de semana, sediando o Campeonato Paranaense de Taekwondo de 19 a 21 de junho, que reuniu mais de 1.500 atletas de todo o estado. A Seleção Londrinense terminou a competição em 1º lugar na classificação geral, garantindo 37 atletas classificados para o Campeonato Brasileiro, que ocorrerá de 12 a 16 de agosto em Brasília (DF).
Desta equipe, 77 atletas participaram do torneio com apoio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

O técnico da Seleção Londrinense, Diogo Freire, disse que o campeonato foi um sucesso, se tornando o maior evento nos 40 anos de história da Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD). “Londrina comprovou sua hegemonia no Taekwondo e conquistou o Título de Campeão Geral, Campeão Geral Faixas pretas e Campeão Geral Faixas coloridas”, exaltou.
O melhor atleta masculino do campeonato, Daniel Pereira, de 20 anos, lutou na categoria sub-21, até 58kg, e faturou o ouro. Ele celebrou a conquista. “Foi um campeonato muito importante para mim, a meta agora é ser campeão brasileiro novamente, o que ocorreu em 2024. Este ano vou tenho ainda muitos campeonatos pela frente e alguns deles valem pontos no Ranking Mundial e Olímpico, enquanto o Grand Slam, por exemplo, vale vaga para a Seleção Brasileira”, contou.
Já Ana Clara Freitas, de 16 anos, disputou na categoria juvenil até 63 kg e foi medalha de ouro, se classificando pela segunda vez para o Campeonato Brasileiro. “Esse campeonato para mim foi o resultado de todo o meu trabalho e de todo meu esforço após meses de preparação, tanto física quanto mental. Eu me sinto muito realizada por ter conseguido uma vaga para o campeonato brasileiro”, valorizou.
O diretor técnico da FEL, Mazinho, frisou a grandeza do evento sediado em Londrina, no Moringão. “O Taekwondo é uma modalidade que tem crescido cada vez mais, principalmente em Londrina. A cidade é uma praça esportiva muito requisitada, é importante estarmos próximos de eventos bons para deixar um legado, incentivando a iniciação esportiva em outras modalidades também”, exaltou.

O vice presidente da FPTKD, Mestre Madureira, disse que o evento comprovou o potencial da cidade e da modalidade. “Mostramos que estamos preparados e capacitados para tocar grandes eventos e isso naturalmente impulsiona bastante o esporte na cidade. Muitos jovens estiveram lá para assistir e prestigiar, e vários procuraram academias para se inscrever e praticar o esporte, o que engrandece ainda mais a iniciativa”, enalteceu.
A importância do Feipe na rotina dos atletas – Daniel faz parte da Seleção Londrinense desde 2022; já foi campeão da Copa do Brasil em 2022, vice-campeão Brasileiro em 2023 e Campeão Brasileiro em 2024; além de ter participado de 8 campeonatos internacionais. “O Feipe já me ajudou muito com os gastos das viagens para os campeonatos nacionais e internacionais, é sempre uma honra representar Londrina e destacar seu nome fora”, ressaltou.
Ana faz parte da Seleção Londrinense há três anos consecutivos e também valorizou a importância do programa do Feipe, ao ajudar com os custos com equipamentos de treino. “A Prefeitura de Londrina e da Fundação de Esportes vem nos ajudando cada vez mais e isso me deixa ainda mais motivada. Só de saber que tem mais pessoas torcendo por mim, tenho cada vez mais vontade de ganhar e de seguir a minha carreira no Taekwondo”, agradeceu.
O Moringão ainda irá receber este ano mais um evento de Taekwondo, o Brazil Open, que deve reunir mais de 2 mil atletas de todo o país, dos dias 24 a 27 de setembro.
Texto: Samuel Paiva, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina




