Prefeitura entrega projeto de lei à Câmara para aderir a consórcio público
Objetivo é integrar o Cindepar, que hoje atende 121 municípios paranaenses tendo como foco principal a pavimentação asfáltica
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, participa nesta sexta-feira (31) do ato de formalização do projeto de lei que o Executivo encaminha à Câmara Municipal de Londrina, autorizando o Município a integrar o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar). O evento irá ocorrer após o término da solenidade de abertura oficial da ExpoLondrina 2017, que está marcada para as 15 horas, no Parque Governador Ney Braga, com a presença do governador do Paraná, Beto Richa.
A ação será realizada no estande do Cindepar, localizado ao lado do pavimento Willie Davids, na Rua José Carlos Tibúrcio, do Parque Ney Braga. Participam do ato o presidente do Cindepar e prefeito de Astorga (PR), Antônio Carlos Lopes, o diretor executivo do Cindepar, Arquimedes “Bega” Ziroldo e o deputado federal Alex Canziani, idealizador deste consórcio público, antes denominado Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano da Região de Astorga (Cindast). Também devem estar presentes vereadores, lideranças municipais e representantes de órgãos e entidades da região.
Caso obtenha autorização legislativa para aderir ao Cindepar, Londrina será o 122º município a compor o consórcio público, que tem como finalidade oferecer serviços na área de infraestrutura e desenvolvimento urbano de interesse comum dos municípios consorciados. Sua atividade principal é o atendimento às demandas de pavimentação asfáltica. Desde o seu surgimento, em 2013, o consórcio adquiriu usinas automotivas de pavimentação e implantou centenas de milhares de metros quadrados de asfalto em quase cinquenta cidades da região, através do modelo de micropavimento.
O secretário municipal de Governo, Marcelo Canhada, ressaltou que o ingresso de Londrina a este consórcio público abre condições para que a cidade possa recuperar sua malha viária de forma mais econômica e com condições melhores do que se o mesmo serviço fosse viabilizado e executado através da contratação de uma empresa particular. “Os serviços realizados por meio do Cindepar vem apresentando ótimos resultados em vários municípios paranaenses. A adesão é importante para que a cidade possa recuperar sua malha viária. Esse é um dos objetivos da gestão do prefeito Marcelo, possibilitar o recape asfáltico de forma eficiente e com mais economia”, enfatizou.
Sobre o Cindepar – Criado em 2013, como Cindast, o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná visa atender as demandas de pavimentação asfáltica nos municípios da região norte-central paranaense.
Atualmente, o consórcio é composto por 122 municípios paranaenses. Hoje tem 16 máquinas e equipamentos orçados em R$ 4.541.249,67, incluindo três usinas de micropavimento, dois caminhões, duas máquinas (destocadora e extrusora), dois rolos compactadores e dois tanques pipas.
Apenas no ano de 2016, o Consórcio fez cerca de 1 milhão de metros quadrados de asfaltamento. Em 2014, poucos meses após a criação da entidade, foram feitos recapes asfálticos em sete municípios. No ano passado este número chegou a 18, e somente até o começo do mês de março deste ano o consórcio já atendeu 16 cidades.
Hoje o Cindepar vive uma nova fase, abrangendo, por exemplo, ações como intercâmbio de informações e cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural, incluindo a realização de cursos de capacitação e aperfeiçoamento de servidores e dirigentes municipais.