Economia Solidária faz ação de sensibilização na Secretaria do Trabalho
Um dos objetivos foi apresentar a Economia Solidária como mais uma via de inserção no mundo do trabalho
O Programa de Economia Solidária de Londrina esteve na sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), na segunda e terça-feira, desta semana para realizar uma sensibilização junto aos trabalhadores que passam pelo local em busca de emprego. O objetivo foi apresentar a Economia Solidária como mais uma via de inserção no mundo do trabalho, bem como cadastrar os trabalhadores que tiverem interesse em conhecer melhor o funcionamento do Programa. Cerca de 80 pessoas foram cadastradas e a próxima etapa é atendê-los, para mais informações.
O gerente da Economia Solidária, Paulo Sérgio Aragão, avaliou positivamente a sensibilização. “A Secretaria do Trabalho abriu este espaço para divulgação do nosso trabalho e foi muito produtivo. Levamos três grupos para expor os produtos de Páscoa, atingimos muitas pessoas, para um público específico que nem sempre acessa ao Programa. A Economia Solidária é uma outra economia, uma outra forma de organização, produção e consumo, uma opção de geração de trabalho e renda que pode atender esse trabalhador no mundo do trabalho. Com certeza essa sensibilização deve se repetir”, afirmou.
O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, também considerou muito produtiva a oficina de sensibilização. “Nós vimos muitas pessoas interessadas. Agora a Economia Solidária vai entrar em contato com todos e dar sequência a essa ação. Vamos acompanhar e estamos à disposição para ajudar. Se de todos esses cadastros surgir um novo grupo de empreendedores e novas famílias forem atendidas, já será uma enorme satisfação.”
A próxima sensibilização na SMTER está programada para os dias 17 e 18 de abril. São quatro áreas de atuação na Economia Solidária: artesanato, prestação de serviços, alimentação e confecção. O Centro Público de Economia Solidária, funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Avenida Rio de Janeiro, 1.278, esquina com a Avenida Juscelino Kubitschek. Há também a Casa da Economia Solidária Café e Arte, na Praça 7 de Setembro, esquina com a Rua Professor João Cândido. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 18 horas e, aos sábados, no horário do comércio.
Fotos: Vivian Honorato e SMTER