Prefeito Marcelo Belinati recebe convite para a Expo Japão 2017
Durante encontro com organizadores do evento, o prefeito de Londrina se comprometeu a apoiar a realização da festa, que irá ocorrer dos dias 14 a 18 de junho
Na tarde desta sexta-feira (12), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu membros da diretoria da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), para apresentar a Expo Japão 2017. O evento, que irá ocorrer de 14 a 18 de junho deste ano na sede da ACEL, é realizado pela entidade representante da comunidade nipo-brasileira de Londrina. Durante a visita, o prefeito foi convidado oficialmente a participar do evento, e foi solicitado ainda que a Prefeitura de Londrina continue sendo parceira do evento.
Segundo Marcelo, a Expo Japão já é uma tradição da cidade de Londrina. “Para que as pessoas tenham uma ideia, ela tem a mesma idade que a Exposição Agropecuária, realizada pela Sociedade Rural. A colônia japonesa possui uma importância fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade e região, faz parte da nossa história. Temos cerca de 20 mil descendentes de japoneses em Londrina. Então a Prefeitura irá participar, oferecendo todo o apoio, pois eventos como esse levam o nome da nossa cidade para todo o País de maneira positiva”, frisou.
Dentre os presentes, o vereador Eduardo Tominaga aproveitou para destacar o apoio que a Prefeitura tem oferecido na realização do evento nos últimos anos. “Essa parceria com a Prefeitura tem sido muito produtiva. A Expo Japão faz parte do calendário da cidade, é um evento muito importante, e todos os secretários, mais uma vez, se demonstram muito solícitos aos nossos pedidos de apoio institucional”, destacou.
Segundo o vereador Jairo Tamura, a presença da colônia japonesa em Londrina remonta ao surgimento da cidade. “Dentre os pioneiros de Londrina, haviam muitos japoneses. E a Expo Japão é uma festa que atrai muitos visitantes, apresentando a cultura japonesa tradicional, assim como várias inovações na área agropecuária. Por isso, a participação da Prefeitura de Londrina é extremamente importante”, afirmou.
O coordenador geral da Expo Japão 2017 e vice-presidente da Acel, Luciano Matsumoto, apresentou ao prefeito e secretários municipais várias informações sobre o evento. Neste ano, a previsão de público é de 30 mil pessoas, com a presença de mais de 30 grupos culturais, e praça de alimentação com capacidade de atender duas mil pessoas. “Teremos do tradicional ao contemporâneo. A 56ª Exposição Agrícola trará uma amostra dos principais cultivos da comunidade nipônica. E a VI Agro Inovatec terá ciclos de simpósios e palestras”, contou.
Matsumoto citou também algumas novidades previstas para esta edição da Expo Japão. Haverá uma exposição para comemorar os 40 anos da irmandade entre Londrina e Nishinomiya, exposição e workshops com o artista plástico nissei Carlos Kubo, e a realização do Festival Paranaense de Bom Odori. “Buscamos, junto a diversas parcerias, atividades para que o público possa interagir, e não apenas contemplar. Nossa programação será extensa, em todos os dias, com o objetivo de divulgar a tradicional cultura japonesa, preservando seus valores para as próximas gerações. E esse é o nosso grande desafio, manter valores como o respeito e reverência aos mais velhos, a coletividade, pois poderão permear a comunidade em que vivemos”, ressaltou.
A organização da Expo Japão 2017 prevê ainda a participação de grupos de idosos, em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso. A expectativa é que sejam realizadas atividades e gincanas típicas da cultura japonesa. E para os alunos da rede municipal, serão programadas oficinas culturais e esportivas, durante a visita à feira.
Também participaram os secretários municipais de Obras e Pavimentação, Fernando Tunouti; Cultura, Caio Julio Cezaro; Assistência Social, do Idoso e de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura; Defesa Social, Evaristo Kuceki; Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Moacyr Sgarioni; presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Nado Ribeirete; e o chefe de Gabinete, Bruno Ubiratan. Da diretoria da Acel, compareceram o presidente de honra do Conselho, Yasuo Hirama; 1º secretário, Fernando Yogi; e os vice-presidentes Milton Tizuo Tsuruda e Luzia M. Y. Deliberador Liberatore.
Fotos: Vivian Honorato