Vacinação contra a gripe terá Dia D neste sábado (13)
Das 9 às 17 horas, todas as Unidades Básicas de Saúde da região urbana irão atender pessoas que integram os grupos prioritários
Neste sábado (13), das 9 às 17 horas, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da área urbana, participam do Dia D para vacinação contra influenza/gripe. A abertura oficial será realizada na UBS da Vila Brasil, localizada na Rua Argentina, 100, às 9 horas, com a presença do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. Na zona rural, estarão abertas as unidades nos distritos de Lerroville e Guaravera. O atendimento será das 8 às 12 horas.
O Dia D tem como objetivo imunizar pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, contribuindo para que Londrina alcance a meta de mais de 165 mil pessoas imunizadas durante a campanha.
Para receber a vacina contra a influenza nas UBSs, é preciso fazer parte de um dos grupos prioritários: indivíduos com 60 anos de idade ou mais; gestantes e puérperas, no período até 45 dias após o parto; crianças com idade de seis meses a menores de cinco anos; trabalhadores da saúde em serviços públicos ou privados; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; trabalhadores do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais, com prescrição médica; e professores de escolas públicas e privadas, que estejam em atividade.
A campanha de vacinação contra influenza prossegue até o dia 26 de maio. As vacinas utilizadas são tríplices, ou seja, protegem contra três tipos de vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Brisbane. As doses foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Caso haja necessidade, é permitida a aplicação simultânea com outras vacinas.
Não poderão receber a vacina contra influenza pessoas com histórico de alergia grave à proteína do ovo de galinha, ou qualquer componente da vacina.
Números – Das mais de 167 mil pessoas previstas para serem vacinadas contra influenza em Londrina, 52,58% já foram imunizadas. Até o momento, os grupos prioritários com a adesão mais baixa são crianças de 6 meses a cinco anos, com 8.696 doses aplicadas (28,95% do previsto), e professores da rede pública ou particular, com 2.810 imunizações realizadas (28,87% do previsto).
Já o grupo de idosos atingiu o índice de 70,67% da meta prevista, tendo imunizado até o momento 46.359 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Foto: Arquivo