Sema realiza evento para debater o Programa Nacional de Educação Ambiental
Objetivo é elaborar propostas para a atualização do PRONEA e fortalecer o planejamento das ações em Londrina
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) realiza nesta quinta (25) e sexta-feira (26), uma Consulta Pública sobre o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA). O objetivo da atividade é contribuir para a atualização do programa, que teve sua última revisão em 2014, a partir de diálogos sobre temas específicos e outros que sejam considerados oportunos por educadores e educadoras ambientais em todo o Brasil. A ação ocorre em parceria com a Rede de Educação Ambiental de Londrina e Região (REA-Lon), Conselho Municipal do Meio Ambiente de Londrina (Consemma) e Grupo de Estudos Avançados sobre o Meio Ambiente da Universidade Estadual de Londrina (GEAMA/UEL).
O encontro será dividido em duas etapas. No dia 25, as atividades começam às 9h30, no Centro de Difusão de Tecnologia (CDT) do IAPAR, localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, km 375. A sequência irá ocorrer no dia 26, a partir das 13h30, no Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque Municipal Arthur Thomas. O endereço é Rua da Natureza, 155, Jardim Piza, região sul. As inscrições devem ser efetuadas no momento do evento. Qualquer cidadão pode participar dos debates, no entanto, as propostas devem, preferencialmente, ser apresentadas por grupos fechados de trabalho, para que os diálogos transcorram de forma mais dinâmica e organizada.
A secretária municipal do Ambiente, Roberta Queiroz, enfatizou que as análises e discussões que serão feitas durante a Consulta Pública, além de colaborar com a melhoria e atualização do PRONEA, visando o fortalecimento da Política Nacional de Educação Ambiental, também serão importantes para trazer mais consistência ao processo de elaboração da política municipal voltada à Educação Ambiental. “Um dos pontos essenciais é territorializar os debates, trazendo-os para o âmbito local com a finalidade de reunir propostas que sejam palpáveis de aplicação em nosso Município”, destacou.
Roberta também ressaltou que os grupos e profissionais participantes do evento vão elencar as demandas e ações prioritárias para que Londrina possa adaptar as bases do programa à sua realidade, fortalecendo o planejamento das estratégias que o Município pretende promover para atender as áreas que necessitam de atenção mais urgente. “A ideia é buscar formas adequadas de aplicar as propostas e executar os projetos, com a previsão de inserção nos planos plurianuais, por exemplo, e os caminhos para a obtenção de financiamentos na área”, comentou.
Dentre os temas a serem discutidos no evento estão as diretrizes da educação ambiental, fauna e flora, preservação ambiental, corpos e recursos hídricos, mananciais de abastecimento e a garantia do respeito a biodiversidade e biomas dos brasileiros. Serão abordadas as diretrizes, princípios, missão e objetivos do PRONEA, além das ações e estratégias que podem ser implementadas.
A Consulta Pública faz parte do processo preparatório do IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que ocorrerá de 17 a 20 de setembro de 2017, em Balneário Camboriú (SC), na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). As propostas apresentadas por municípios de todo o Brasil serão compiladas e analisadas neste evento nacional e, posteriormente, encaminhadas ao Ministério do Meio Ambiente
Informações – Todas as informações sobre a Consulta Pública do PRONEA estão disponíveis no endereço http://www.participa.br/programa-nacional-de-educacao-ambiental . Os interessados, em informações sobre o evento, devem entrar em contato com a gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente, pelo telefone 3372-4774.
Sobre o PRONEA – O Programa Nacional de Educação Ambiental é coordenado pelo órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. Suas ações destinam-se a assegurar, no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade – ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política – ao desenvolvimento do País, resultando em melhor qualidade de vida para toda a população brasileira. Isso ocorre por meio do envolvimento e participação social na proteção e conservação ambiental e da manutenção dessas condições ao longo prazo.
Foto: Divulgação




