Autoatendimento completa uma semana na Secretaria do Trabalho
Terminais têm um grande fluxo de pessoas durante todo o dia e já colaboram para a diminuição no tempo de espera
Uma semana após o lançamento dos terminais de autoatendimento na Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) o balanço do novo serviço é positivo. Os guichês funcionam no horário de expediente da SMTER, das 8h às 17h, e, praticamente durante todo esse tempo, os trabalhadores utilizam os computadores para realizar a intermediação de mão de obra e também para agendar o horário de atendimento para a habilitação do seguro-desemprego. O grande fluxo de pessoas que passam pelo autoatendimento já tem colaborado para a diminuição do tempo de espera para os trabalhadores que passam pelos atendentes da SMTER.
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, fez uma avaliação desta primeira semana. “Notamos que os trabalhadores no primeiro dia estavam tímidos em utilizar o serviço. Mas, com a divulgação por parte dos atendentes, o auxílio do nosso funcionário e a familiarização do trabalhador com esses novos terminais, o número de pessoas que passa por lá vem crescendo diariamente. É difícil os terminais ficarem vagos por muito tempo, a todo momento os usuários têm acessado às vagas e agendado o seguro. A tendência é que esse número só aumente”, acredita o secretário.
Carreri explicou que já é possível notar uma diminuição no tempo de espera do atendimento regular. “Temos muitos casos de trabalhadores que, em um dia cheio na Secretaria, possivelmente aguardariam mais de uma hora e com o autoatendimento resolvem sua situação em dez, quinze minutos. Além disso, são trabalhadores que deixam de aumentar a fila de espera, o que, consequentemente, resulta em um atendimento mais rápido para quem prefere passar pelos guichês. Ainda é cedo para uma avaliação mais minuciosa, mas com certeza o autoatendimento já está refletindo positivamente no serviço da Secretaria como um todo.”




