Cidadão

Secretaria do Idoso inicia visitas do “Projeto Conviver”

Objetivo é propiciar que os idosos das instituições de longa permanência passem à tarde em um dos centros de convivência do Município

 

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) iniciou, na última terça-feira (23), o “Projeto Conviver”, cujo principal objetivo é propiciar que os idosos das Instituições de Longa Permanência (ILPI’S), conveniadas com a SMI (Asilo São Vicente de Paulo, Lar dos Vovôs, Lar das Vovozinhas e Lar Maria Tereza Vieira), passem a tarde em um dos centros de convivência do Município, interagindo com outras pessoas da mesma idade e participando de atividades diferentes.

Os outros objetivos do Projeto Conviver são: promover a socialização, o fortalecimento dos vínculos comunitários, a valorização e aumento da autoestima, além de proporcionar momentos de lazer, recreação e cultura.

A visita foi preparada pelos técnicos da SMI e das instituições e a secretaria convidou um grupo de idosos, usuários do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Leste, para recepcionar os visitantes. As instituições ficaram responsáveis pelo transporte e acompanhamento dos idosos.

Nesta primeira visita, um grupo de aproximadamente 30 idosos das três ILPI’S conveniadas visitou o CCI Leste, no período da tarde. Lá os idosos conheceram o centro de convivência, conversaram com os frequentadores do local, participaram de atividades recreativas e de sorteio de presentes, puderam apreciar canções antigas e, ao final, foi feita uma confraternização com um chá da tarde.

Além disso, durante o encontro foi ressaltada a importância do acolhimento e interação com este público, estimulando o fortalecimento dos vínculos e a troca de experiências. As visitas acontecerão também em julho, agosto, outubro e dezembro, cada vez em um centro de convivência.

A secretária municipal do Idoso, Nádia Oliveira de Moura, acredita que este tipo de ação contribui para a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, pois possibilita momentos de descontração e lazer. “Além disso, o fato dos usuários do centro de convivência serem chamados a participar como protagonistas do projeto, recepcionando os visitantes das instituições de longa permanência, faz bem para a autoestima deles e promove a troca de experiências pela convivência com pessoas de realidades diferentes”, ressaltou.

Nádia lembrou ainda que a participação de pessoas idosas institucionalizadas em atividades comunitárias de caráter interno e externo, bem como atividades de cultura e lazer, está prevista na Lei 10.741/2003 – Estatuto do Idoso.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos