Saúde promove ações educativas sobre o Aedes aegypti
Haverá palestra e exposição com larvário, maquete e materiais lúdicos; divulgados os números da dengue
Alunos da Escola Municipal Professor Leônidas Sobrino Porto, no Jardim Leonor, região oeste, participam nesta quinta-feira (1), das 9 às 12 horas, de uma palestra educativa e exposição sobre o mosquito Aedes aegypti. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Controle de Endemias, e se repetirá nos dias 8 e 22 de junho, na biblioteca da escola, localizada na Rua Jequitibá, 226.
Aproximadamente 115 alunos, do 2º ao 4º ano, receberão orientações durante a atividade, que tem como objetivo formar multiplicadores de conhecimento no combate ao vetor que é responsável pela transmissão de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.
Segundo a educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, os agentes de endemias vão montar uma exposição composta por larvário e maquete para chamar a atenção e levar informações aos estudantes, mostrando como se dá o ciclo evolutivo do Aedes aegypti e quais as formas de prevenção para evitar sua proliferação. “Os alunos nessa faixa de idade absorvem bem os conhecimentos e podem colaborar muito no movimento de combate à dengue, repassando aquilo o que aprendem a seus familiares e amigos”, disse.
Serão colocados à mostra materiais lúdicos simbolizando os criadouros do mosquito. Também serão distribuídos informativos impressos contendo uma série de recomendações sobre os cuidados necessários para manter os quintais e outras áreas de residências e locais de trabalho livres do risco de infestação.
Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (31), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 1.910 notificações relacionadas à doença. Deste total, 28 casos foram confirmados e 1.529 descartados. Outros 353 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.