Cidadão

Biblioteca da Zona Sul recebe contação de história

A interpretação é feita pelos professores voluntários Paulo Tio e Marise Garcia; evento é gratuito e faz parte do projeto “Toda Quinta tem História”

 

A Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) realiza nesta quinta-feira (1), às 14 horas, na Biblioteca da Zona Sul, a contação de história do livro “Onde Vivem os Monstros”, de autoria do escritor norte-americano Maurice Sendak. A ação integra a programação do projeto “Toda Quinta tem História”, que leva às bibliotecas municipais de Londrina sessões gratuitas de contação de histórias direcionadas ao público infantojuvenil. A biblioteca fica na avenida Guilherme de Almeida, 2.260, ao lado da Praça da Juventude, no Parque Ouro Branco.

Nos encontros, que são abertos ao público e realizados todas as quintas-feiras, em diferentes bibliotecas, as histórias são contadas pelos professores e voluntários Paulo Tio e Marise Garcia. Com experiência na condução dessas atividades, eles trabalham com uma abordagem interativa e lançam mão de vários elementos para entreter os participantes e tornar as histórias ainda mais interessantes. A dramatização conta com adereços, fantasias, cenários e personagens construídos com materiais reciclados.

De acordo com a diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Maria Araújo, o projeto, iniciado em março deste ano, vem cumprindo seu objetivo de incentivar a prática da leitura junto à comunidade londrinense através de ações gratuitas. “A adesão do público está sendo positiva e os encontros alinham-se com a proposta de construir leitores com perfil crítico, flexível e autônomo”, frisou.

O livro – “Onde Vivem os Monstros” conta a história, escrita em 1963, do garoto Max. Vestido com sua fantasia de lobo, faz tamanha malcriação que é mandado para o quarto sem jantar. Lá, ele se transporta para uma floresta, embarca em um miniveleiro, navega pelo oceano por dias, semanas, meses, até chegar na ilha onde vivem os monstros. Max, então, fica livre para mandar e desmandar, longe de regras ou restrições. Mas, quando a saudade de casa e daqueles que realmente o amam começa a apertar o peito, Max fica em dúvida sobre suas escolhas.

No livro de Sendak, os conflitos entre obediência e rebeldia são personificados em monstros enormes e cativantes. Trata-se de uma bela obra sobre a infância e a eterna luta entre a liberdade almejada pelas crianças e a autoridade dos pais. O autor reconstruiu, de forma imaginativa e sensível, os sentimentos e as emoções silenciados na infância.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos