CMEI Helena Ometto Torres realiza festa junina para crianças
Outras unidades escolares também comemorarão as festividades juninas na próxima semana
A fim de fazer um resgate cultural das tradições do campo, o Centro Municipal de Educação Infantil Helena Ometto Torres realizará nesta sexta-feira (30), às 15 horas, uma festa junina para as crianças. As comemorações acontecerão na sede da unidade escolar que fica na Rua Olinto Pedriali, 300, no Conjunto Jamile Dequech.
Cerca de 70 crianças, de 2 a 5 anos, vão participar de apresentações de dança, que incluem quadrilhas, dança da peneira ou do café, e da sanfona, a partir de 17 horas. A intenção é mostrar, para os alunos, as tradições culturais do País e de suas diversas regiões. Por isso, as coreografias trazem referências aos atos realizados durante a colheita pelos primeiros colonos e às danças populares do Nordeste, que têm como instrumentos de base a viola caipira, triângulo, flauta doce e acordeão.
Durante a festa junina, haverá comidas típicas como bolos, pipoca, algodão doce, canjica e brincadeiras como pescaria, argolas, boca do palhaço, bola na lata e outras. Para os preparativos da festa, os professores trabalharam de forma multidisciplinar durante o mês de junho. “É importante realizarmos atividades como essas desde cedo, porque as crianças têm o direito de conhecer a história e a cultura do país em que vivem. As festas juninas são comuns no Nordeste, mas aqui no Sul nós também as celebramos ressaltando a importância do campo e da tradição rural”, explicou a diretora do CMEI, Ana Maria de Souza.
Outras festas juninas – Além da comemoração no CMEI, na quinta-feira (6), dia que antecede as férias das crianças, serão realizadas festas juninas nas escolas municipais Dalva Fahl Boaventura e Maria Carmelita Vilela Magalhães.
Nas duas unidades escolares haverá comidas típicas como pipoca, canjica, cachorro-quente e algodão doce, além de brincadeiras como pescaria, boca do palhaço e argolas.
Na Escola Municipail Dalva Fahl Boaventura a festa culmina às 11 horas com apresentação de dança das crianças e às 16h30, na sede da unidade escolar, na Rua Serafim França, 104, no Conjunto das Flores. As comemorações serão fechadas aos público externo e se destinarão aos pais e familiares das crianças. Ao todo, 296 crianças do P5 ao 5º ano farão parte das ações.
Na Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, os alunos poderão aproveitar as barracas de comida, brincadeiras e dança durante todo o dia. As festividades serão fechadas para as 392 crianças, do P4 ao 5º ano. As fotos e vídeos das brincadeiras serão expostas na escola para os pais que desejarem ver. As ações serão realizadas na sede da unidade, na Rua Maurício de Nassau, 329, no Centro. O diferencial deste ano é que as crianças, além de quadrilha, dançarão músicas como o carimbó, que é um ritmo musical amazônico.
Em todas as unidades da rede municipal de ensino os alunos tiveram acesso a atividades referentes às tradições brasileiras e suas festividades. O conteúdo foi repassado de forma interdisciplinar durante as aulas de língua portuguesa, matemática, história, geografia e contação de histórias. O intuito é mostrar a importância da valorização das raízes culturais brasileiras e o respeito pela cultura diferente da vivenciada pela criança.