Saúde promove ações de combate a endemias
Participação no abraço pela paz e “Arraiá contra o Aedes” são algumas das atividades; números da dengue foram divulgados nesta quarta-feira(28)
Amanhã (29), das 9h às 10h30, os agentes municipais participarão do 4º Abraço no Lago Norte pela Paz, que será realizado no entorno do lago, que fica na Avenida Curitiba e na Rodovia Carlos João Strass. Sete agentes de endemias vão trabalhar na exposição de maquetes e informativos sobre as endemias mais comuns na região de Londrina.
Eles abordarão as formas de prevenção, combate, diagnóstico e tratamento de doenças causadas pelo Aedes aegypti, caramujo africano (meningite eosinofílica ou angiostrongilíase cerebral), bicho barbeiro (Chagas), mosquito Palha (leishmaniose) e outros.
Segundo a educadora em endemias, Lucimara Vasconcelos, a intenção é trabalhar em prol da conscientização da população e mostrar os locais adequados para o descarte correto do lixo. “Os trabalhos de conscientização pretendem educar de forma com que todos ajudem a cuidar do meio ambiente e da cidade em que vivem”, disse.
“Arraiá contra o Aedes” – Na sexta-feira (30), a partir das 9 horas, o Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar um “Arraiá contra o Aedes” em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, no Centro Municipal de Educação Infantil Clemilde de Martini Lopes dos Santos, na Rua Eucalipto, 111, no Jardim Leonor.
Durante a manhã, eles farão um trabalho lúdico-educativo, para que as crianças entendam mais sobre a dengue e as doenças causadas pelo Aedes aegypti. Para isso, haverá barracas temáticas como: pesca ao lixo, mira ao alvo (Acerte o Aedes) e Atire a Argola no Aedes.
O objetivo é que as crianças aprendam as formas de prevenir a proliferação do mosquito, levem essas informações para a casa e repassem aos seus pais e familiares. Além dessas atividades, os agentes de endemias também continuam com os trabalhos de inspeção de imóveis.
Contação de história – Outra instituição que também realizará ação educativa de prevenção contra o Aedes aegypti é o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Rampazzo, no distrito de São Luis. Os professores da unidade escolar farão, a partir das 9 horas, uma contação de história com base no livro “Que febre de mosquito”, do autor brasileiro Maxs Portes. A obra aborda a questão da dengue, alertando para a importância do compromisso social, epidemias e campanhas de prevenção contra o Aedes aegypti.
Cerca de 60 alunos de turmas C2 e C3, P4 e P5 vão participar da atividade, que faz parte de um projeto desenvolvido pelo CMEI desde fevereiro de 2017, intitulado “Todos contra a dengue”. O CMEI fica na Rua General Ozório, 372.
Segundo a coordenadora pedagógica do CMEI, Viviane Godeny Acrane, as ações do projeto são realizadas uma vez por mês, com o objetivo de conscientizar as crianças acerca do problema da dengue e seus riscos para a sociedade. “As abordagens variam de mês a mês. Já foram realizadas palestras e orientações junto à Secretaria de Saúde, dramatizações com os professores e utilização de materiais lúdicos para facilitar o aprendizado dos alunos. As crianças representam um canal importante para disseminar informações com os pais e familiares sobre questões relevantes como a da dengue”, frisou.
Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (28), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.069 notificações relacionadas à doença. Deste total, 28 casos foram confirmados e 1.755 descartados. Outros 286 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.
Foto: Arquivo