Moringão recebe a segunda edição da Nasforró
Festa para trabalhar a socialização e conscientização sobre a saúde voltada para idosos reúne mais de 400 pessoas, entretidas por atividades juninas e esportivas
Mais de 400 pessoas estiveram presentes no Ginásio Moringão ontem, quarta-feira (26) na 2ª edição da Nasforró. A festa, que faz parte do calendário de atividades do NASF, tem como objetivo trabalhar a socialização e conscientização sobre a saúde de uma formadescontraída.
A Nasforró é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sob a organização dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), em parceria com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
O público-alvo do evento são frequentadores dos grupos de atividades ofertadas pelas 42 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que participam dos grupos de prevenção e promoção da saúde que, em sua maioria, são idosos. Na Nasforró, eles participaram de várias atividades como quadrilha, danças, atividades esportivas e brincadeiras juninas.
Estavam presentes também profissionais da Qualimed Saúde, aferindo pressão e medindo glicemia e representantes da Sorrifacil, que fizeram o sorteio de um kit com fones de ouvido, carregador, coqueteleira e conjunto de higiene bucal.
Incentivando a saúde e bem-estar por meio de atividades físicas, os organizadores elaboraram circuito físico, basquete, vôlei, chute a gol, bola na lata e arremesso de peso. Educadores em endemias também estiveram presentes promovendo ações de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti.
A equipe do NASF é formada por fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos e educadores físicos. Cada categoria profissional ficou responsável por uma “barraca” da festa. “Nós trabalhamos de forma diferente, ao invés de fazermos palestras e entregarmos panfletos, nós conscientizamos sobre a saúde de uma forma mais leve”, comentou Adair dos Santos, um dos organizadores do evento e educador físico do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).
No lugar das brincadeiras comuns, os profissionais acrescentaram nas atividades algum conhecimento de sua área. A brincadeira bola na lata, por exemplo, foi substituída por garrafas pets com rótulos de alimentos. O participante, ao derrubar a garrafa, era questionado por um nutricionista sobre a escolha e informado sobre o que vinha por trás daquele rótulo, como a quantidade de vitaminas, proteínas, carboidratos e calorias. Para se libertar do jogo da cadeia, o participante era questionado por um farmacêutico sobre medicações. Já na pescaria, no lugar de peixes de brinquedo, eram capturados objetos que acumulam água, focos do mosquito da dengue.
O evento contou com a participação de profissionais dos 10 Nasfs, de equipes de ESF (área urbana) de Londrina e de profissionais da FEL. Estiveram presentes no evento o secretário de saúde, Felipe Machado e o diretor presidente da FEL, Fernando Madureira.