Destaques

Projeto “Palavras Andantes” comemora 15 anos

Iniciativa que visa estimular a leitura mostra que crianças da rede municipal leem cerca de 4 livros mensalmente, muito acima da média nacional

palavras.andantes.DP

O Projeto Bibliotecas Escolares “ Palavras Andantes” está comemorando 15 anos. Para festejar as diversas ações bem-sucedidas em prol do incentivo à leitura, a Secretaria Municipal de Educação realiza uma mesa-redonda, no dia 25 de agosto, às 19h30, no salão social do Serviço Social do Comércio (SESC), na Rua Fernando de Noronha, 1.616, no centro.

No local, haverá uma conversa com o professor da Universidade Estadual de Londrina, Rovilson José da Silva, que é o idealizador do projeto, com as coordenadoras das ações e profissionais do Apoio Pedagógico das Bibliotecas Escolares do Município, Marcia Batista de Oliveira, a profissional do Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa, Aliny Perrota, a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, com a representante das professores das bibliotecas escolares, Altina Narciso.

Os participantes poderão assistir a uma retrospectiva da história do projeto e uma avaliação do que se modificou com o passar do tempo. Também serão trazidos dados sobre a leitura na cidade. O evento é aberto ao público, sendo que a expectativa é que participem da ação mais de 100 pessoas. Devem estar presentes a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, e o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro.

Segundo a coordenadora das ações e profissional do Apoio Pedagógico das Bibliotecas Escolares do Município, há pesquisas que mostram que os brasileiros leem até quatro livros por ano. Em Londrina, a Secretaria Municipal de Educação oferece até quatro livros mensais para as crianças, o que tem elevado o índice de leituras das crianças londrinenses para até cinco obras por mês.

“Desde o início do programa até agora tem aumentado muito o índice de leitura. Hoje, os alunos escolhem os livros pelos nomes dos autores, o que é um diferencial muito grande e mostra o interesse deles pelas histórias. Além disso, as bibliotecas escolares têm recebido uma atenção muito grande, com um local apropriado e organizado de forma que incentivam a leitura. O livro é mais do que um recurso didático, ele serve como momento lúdico e para o letramento literário”, explicou Marcia.

Como parte das comemorações, também haverá um jantar por adesão e todos os professores das bibliotecas farão trabalhos com as crianças para mostrarem o surgimento do programa até os dias atuais. Os professores farão isso através da contação de histórias, exposição de fotografias sobre as etapas do projeto, professores que participaram, crianças que se envolveram com as atividades, e até de possíveis entrevistas dos alunos com professores. Ao final dos trabalhos, que devem seguir de 25 de agosto a 1º de setembro, haverá uma exposição na Biblioteca Pública Municipal. Nela, estarão elencadas as fotos das atividades realizadas com as crianças durante a semana comemorativa.

Palavras Andantes em números – O projeto existe desde 2002, em Londrina, e está baseado em quatro eixos centrais: estímulo à leitura, dada por meio da contação de histórias; política de compras de livros, incentivo ao empréstimo de livros e organização pedagógica das bibliotecas escolares de modo que sejam atrativas para os alunos. Em 2008, ele recebeu a premiação do Viva Leitura, do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, do governo federal.

Desde seu início, o governo municipal tem investido na estruturação e implantação de bibliotecas em todas as escolas da rede. Atualmente, todas unidades escolares têm bibliotecas. Dentre as 87 unidades existentes, 84 estão adequadas à nova realidade. As outras três estão em fase de implantação, pois são unidades criadas recentemente. Em comparação com a realidade nacional, foi apenas em 2010, que o governo federal deu início ao estímulo à universalização das bibliotecas nas instituições de ensino. A Lei n° 12.244/2010 dispõe sobre a obrigatoriedade de um espaço apropriado para a coleção de livros, materiais videográficos e documentos de outras espécies destinados à consulta, pesquisa, estudo ou leitura.

Somando-se todos os acervos, atualmente, o Município conta com mais de 5 mil livros. Para estimulá-los a serem lidos, em todas as unidades escolares há um professor contador de histórias que faz a mediação e incentivo à leitura. Ao todo, são 165 professores trabalhando com isso. Para aperfeiçoar o trabalho, mensalmente eles têm cursos de formação para atuar na “Hora do Conto”.

O aprimoramento incentiva os professores da rede municipal a investirem no letramento literário, em que o texto é dado às crianças mostrando-se a essência da história, com vista a despertar o prazer pela história e não apenas como recurso de reforço didático. “Nossa intenção é formar o aluno leitor, onde ele lê com prazer. Eles são alunos iniciantes e precisam saber que o livro traz coisas boas, que ler dá prazer”, ressaltou Marcia.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos