Cidade

Sema oferece atividades de Educação Ambiental para jovens e adultos

Projeto será apresentado no Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (IX FEBEA), que irá ocorrer entre os dias 17 e 21 de setembro, em Camboriú/SC

 

biblioteca.movel.VPA Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) prossegue com as atividades de sensibilização e conscientização. Desta vez serão atendidos os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do período diurno. Nesta quarta-feira (16), o projeto “Biblioteca Móvel Ambiental” será levado para a Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas. O atendimento irá ocorrer à tarde, porém caso chova no dia da ação, a mesma poderá ser adiada para outra data.

O projeto Biblioteca Móvel Ambiental integra o programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Sema, e tem como objetivo promover a leitura sobre temas relacionados à preservação ambiental. Para isso, possui um ônibus adaptado em formato de biblioteca, a fim de promover aulas de educação ambiental voltadas à conscientização e desenvolvimento de práticas de preservação ao meio ambiente.

Para estimular a consciência ambiental nas crianças, o ônibus é equipado com aparato de vídeo e acervo de livros, revistas, gibis, jogos e outros materiais informativos, que permitem promover aulas educativas com diversas atividades lúdicas de leitura, música, filmes e debates sobre temas voltados às práticas de preservação do meio ambiente. Dentre os temas abordados estão o consumo consciente, economia de água e energia, reciclagem e cidadania.

O atendimento da Biblioteca Móvel é previamente agendado pelas escolas, que são visitadas pelo ônibus, e é feito pela professora Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira, responsável pelo desenvolvimento das atividades. Ela conta que o público é estimulado a refletir criticamente sobre o meio socioambiental em que vivem e a buscar soluções para os problemas que impactam negativamente a vida da comunidade.  

Fórum Brasileiro – O projeto “Biblioteca Móvel Ambiental” será apresentado no Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (IX FEBEA), que será realizado entre os dias 17 e 21 de setembro, em Camboriú/SC. Adriana ressaltou que apresentar o projeto no FEBEA é importante, pois representa um valioso recurso para promoção da Educação Ambiental. Segundo ela, as aulas levam em consideração a experiência adquirida pelos alunos ao longo da vida e no local onde moram, por meio de um atendimento diferenciado, em que as aulas são conduzidas através do diálogo. “Os estudantes do EJA demonstraram, no geral, uma apropriação satisfatória dos temas abordados, pois foram competentes para discutir problemas ambientais em seus bairros e, a partir do que foi ministrado, sugerir soluções”, contou.

Histórico – O projeto teve início em 2005 e, desde então, foram atendidos mais de 100 mil alunos. Quando foi lançado, tinha como público-alvo as crianças das escolas municipais do ensino fundamental do município de Londrina. Porém, em 2017, por solicitações de algumas escolas, o atendimento foi estendido também aos estudantes das séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do período diurno. Segundo Adriana, a Sema está analisando a possibilidade de ampliação do projeto às turmas de EJA do período noturno.

Programação da “Biblioteca Móvel Ambiental” para agosto:

16/08 – Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas, à tarde
18/08 – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Herbert de Souza, à tarde
21/08–  Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Herbert de Souza, à tarde
23/08 – Escola Municipal Professora Mari Carrera Bueno, à tarde
24/08 – Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, pela manhã

 

Em caso de chuva a programação pode ser alterada

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos