Prefeitura realiza Desfile de 7 de Setembro
Trânsito de veículos estará interditado a partir das 7h30, na Avenida Leste/Oeste, no percurso compreendido entre a Avenida Rio Branco e Travessa Belo Horizonte
Para comemorar os 195 anos da Independência do Brasil, a Prefeitura de Londrina realizará nesta quinta-feira (7), a partir das 9 horas, o tradicional Desfile Cívico-Militar, na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste/Oeste). Ele deve finalizar por volta das 11h30.
O desfile acontecerá no trecho compreendido pela Rua São Luiz à Rua Mossoró. Mas para que ele aconteça, o trânsito de veículos estará interditado a partir das 7h30, na Avenida Leste/Oeste, no percurso compreendido entre a Avenida Rio Branco e Travessa Belo Horizonte. Os motoristas poderão utilizar a Rua Porto Alegre, que estará liberada para o tráfego. Durante todo o trajeto haverá agentes de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), da Guarda Municipal, Polícia Militar e servidores da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo a organizadora do evento, da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, a expectativa é que cerca de 12 mil pessoas compareçam para assistir ao desfile e 4.500 participem desfilando. “A expectativa é grande, porque é um instante em que se reúnem a comunidade e a família, para lembrar o momento histórico da Proclamação da Independência do Brasil. Além disso, estimula em todos o sentimento de amor e respeito ao país em que vivemos e aos símbolos nacionais como o hino e a bandeira e os valores do cidadão”, explicou.
A solenidade cívica começa com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Londrina. Em seguida, dão início aos desfiles os 160 participantes do Tiro de Guerra de Londrina. Eles serão seguidos por dois ex-combatentes expedicionários da Força de Emergência das Nações Unidas, pelo pelotão e seus veículos do 5º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar do Paraná, 3º Grupamento de Bombeiros e pelas Unidades Especializadas BPRv, BPAMb e BPEC. Os policiais civis da 10ª Subdivisão de Polícia também comparecerão.
Outras instituições como a Viação Garcia, o Instituto Roberto Miranda, Associação da Melhor Idade do Jardim do Sol (AMISOL), APAE, Sindicato Nacional dos Aposentados, ILECE, Legião da Boa Vontade, Guarda Mirim e representantes da Secretaria Municipal do Idoso. Ao todo, 11 escolas vão levar os alunos para desfilarem. Entre elas estão os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Telma Regina Sanches, Walter Okano, Laura Vergina de Carvalho Ribeiro e Valéria Veronesi; as escolas municipais Noêmia Alaver Garcia Malanga e Maria Carmelita Villela Magalhães, entre outras; os colégios estaduais de Guaravera e Aplicação Pedagógica da UEL e a Escola Primeiros Passos de Londrina.
Os membros da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI) também vão comparecer juntamente aos integrantes do Curso Intensivo Vivencial de Casais, Grupo Escoteiros Verde Vale, Sessão Escoteiros Andrômeda, EPESMEL, Banda Champagnat, Ministério Gideões Mirins, Clube dos Desbravadores, Clube dos Aventureiros, COMPAZ, Clube dos Aventureiros do Amanhecer, Capítulo União Londrinense, Assembleia Pitágoras da Ordem Arco-Iris, Ordem Demolay, Academia Madureira de Taekwondo, IPEC, Clube de Corrida da Associação Médica de Londrina, Londrina Bristlebachs Futebol Americano, União Londrina, Novo 30 Londrina, Clube Londrinense de Ciclismo, Cantoni, Organização de Procura de Órgãos, Clube de Carro antigo de Londrina, JEEP Clube Londrina e Comitiva do Negão.
No último ano (2016), aproximadamente 12 mil pessoas assistiram ao desfile que abordou a “Educação e esporte, unindo nações e transformando cidades”. Outros cerca de 6 mil cidadãos desfilaram entre alunos, professores, forças de segurança e instituições diversas.
Fotos: Arquivo