Dengue é tema de palestra para estudantes da região norte
Também haverá orientações e recomendações sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenação de Controle de Endemias, irá realizar na segunda-feira (11), das 8 às 11 horas, uma palestra de conscientização sobre o Aedes aegypti na Escola Municipal David Dequech, no Parque Ouro Verde, região norte de Londrina. Ao todo, a ação irá mobilizar cerca de 390 alunos, do 1º ao 5º ano, tendo como objetivo intensificar a divulgação e fortalecer o combate à dengue no município. A atividade ocorrerá na sede da unidade escolar, localizada na Avenida Winston Churchill, 1.577.
A educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, afirmou que a palestra permitirá que os estudantes aprendam mais sobre o assunto e possam multiplicar os conhecimentos adquiridos, levando para casa as informações a seus pais e familiares. “Essa é mais uma das ações educativas que o setor de Endemias está desenvolvendo em escolas, empresas e instituições de todas as regiões de Londrina. A ideia principal é manter a divulgação ativa junto à comunidade e conscientizar o maior número de pessoas sobre a prevenção e combate ao Aedes, bem como outras endemias que representam riscos à saúde da população”, disse.
Na palestra, os agentes irão demonstrar aos alunos como funciona o ciclo evolutivo do mosquito, com ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto. O Aedes aegypti pode transmitir doenças como a dengue, a chikungunya e o zika vírus. “Daremos orientações e dicas sobre os principais cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito, principalmente com recomendações quanto ao armazenamento e descarte adequado de lixo e materiais que possam vir a ser criadouros do Aedes”, informou.
Números –Foi divulgado nesta quarta-feira (6), pela Secretaria Municipal de Saúde, o resumo semanal com os dados referentes à dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.395 notificações relacionadas à doença. Deste total, 31 casos foram confirmados e 2.168 descartados. Outros 196 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.