Destaques

Palestras e ações de sensibilização em UBSs marcam a campanha Setembro Lilás

setembro.lilás

Programação inclui atividades em todas as regiões da cidade; ação tem apoio da Prefeitura de Londrina

A campanha Setembro Lilás, que busca conscientizar a sociedade a respeito da doença de Alzheimer, prossegue com diversas atividades em Londrina. A iniciativa é do Instituto Não Me Esqueças, com apoio da Prefeitura de Londrina por meio das secretarias municipais de Saúde e do Idoso. Na próxima segunda-feira (11), às 19 horas, a médica geriatra da Policlínica Municipal, Lindsey Mitie Nakakogue, fará uma palestra no salão da Catedral de Londrina, voltada aos familiares, cuidadores e amigos dos pacientes com Alzheimer.

Segundo a geriatra, durante a palestra os participantes serão orientados sobre a doença de Alzheimer, como se dá sua evolução e qual a melhor forma de cuidar do parente ou amigo com Alzheimer. O endereço da Catedral é Travessa Padre Eugênio Herter, 33, centro.

A presidente do Instituto Não Me Esqueças, Elaine Mateus, destacou que o Alzheimer é considerado prioridade em saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 2012. “A estimativa é de que, em todo o mundo, cerca de 6% das pessoas com idade acima de 65 anos são portadores da doença. E a Associação Brasileira de Alzheimer estima que sejam 1,6 milhões de pessoas com Alzheimer no Brasil. É um número muito significativo, e a previsão é de que em 2050 esse índice seja três vezes maior”, frisou.  

História – Diante dos números, o Instituto surgiu há três anos, mediante encontros de cuidadores, profissionais da saúde e familiares das pessoas com Alzheimer. Instituído em maio deste ano, o Não Me Esqueças desenvolve encontros mensais, como grupos de apoio, voltados ao cuidador e familiar do paciente, além de médicos e demais profissionais.

Para a campanha deste ano, o tema escolhido foi “Porque eu me importo”. “Esse tema foi pensado para envolver a comunidade em geral. De uma maneira ou de outra, quase todo mundo conhece ou tem na família alguém com a doença. É um convite para as pessoas se envolverem e participarem como puderem”, disse Elaine.  

Para a presidente do Instituto, a extensa programação do Setembro Lilás em Londrina é uma forma de conscientizar a comunidade e informar sobre a doença. “Temos a convicção que é importante priorizar isso nas agendas das políticas públicas. É fundamental essa ação de falar sobre a doença, de estudar as possibilidades da pessoa ter um diagnóstico o mais rápido possível. Mesmo sendo uma doença sem cura, quanto antes souber que tem, melhor ela pode se organizar, se preparar e tomar decisões. Isso influencia até no tratamento, que dão qualidade de vida ao paciente e seus familiares”, frisou.

Sensibilização – As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da área urbana e rural de Londrina também terão ações como parte da campanha Setembro Lilás. As atividades já foram confirmadas nas UBSs dos seguintes bairros: Jardim do Sol, Leonor, Santiago, Cabo Frio, Parigot, Chefe Newton, Vivi Xavier, Eldorado, Piza, San Izidro, Ernani, e nos distritos de Irerê/Taquaruna.

O trabalho de sensibilização com os pacientes das UBSs serão desenvolvidos nos grupos de alongamento, caminhada e dançoterapia. A ação vai atingir também os profissionais de saúde que atuam nas unidades. O psicólogo e educador físico de cada Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) participaram, durante o mês de agosto, de uma sensibilização com a geriatra Lindsey Nakakogue. Durante o mês da campanha, estes profissionais irão replicar aos seus colegas informações sobre a identificação de sinais do aparecimento da doença.

CCIs – Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) Leste e Oeste também irão promover diversas atividades alusivas à campanha. A secretária municipal do Idoso, Nádia Oliveira de Moura, disse que a participação do Município no Setembro Lilás representa uma oportunidade para trabalhar a sensibilização da sociedade em relação à doença de Alzheimer.

Segundo a diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da SMI, Ana Karina Anduchuka Barbosa, o tema precisa ser discutido e debatido com toda a sociedade, não apenas com os cuidadores e familiares de pessoas com Alzheimer. “Neste contexto, os CCIs vão abordar diversas particularidades da doença, como as formas de prevenção e tratamento”, informou.

No dia 12 de setembro o CCI Leste irá promover a “Oficina Lúdica para Memória”, com as psicólogas Luana Soares de Lima e Mariana Mateus de Oliveira. Será às 14 horas, na Rua Gabriel Matokanovic, 260 – Jardim da Luz. O objetivo da atividade é trabalhar a importância dos cuidados com a memória, como os exercícios que podem ser executados no dia a dia, importantes para a sua ativação.

Dessa forma, a oficina irá trabalhar o tema por meio do lúdico, em dinâmicas em grupo e atividades de socialização com objetos e recursos diferentes. Podem participar pessoas com 60 anos ou mais. É necessário fazer inscrição, no telefone do CCI Leste, 3375-0307.

No dia 14 de setembro haverá a palestra “Entendendo melhor a Doença de Alzheimer” com o geriatra Dr. Juan Castanedo, no CCI Oeste, que fica na Rua Serra Pedra Selada,111 – Jardim Bandeirantes. A palestra é gratuita, voltada para o público em geral é não é necessário inscrição. O médico irá abordar diversas questões relacionadas à doença, como estudos sobre as causas, formas de prevenção e tratamentos, além das diferenciações dos outros tipos de demências.

Palestras – Na programação da Campanha também contam palestras para profissionais da saúde e da assistência à pessoa idosa. Elas ocorrerão em duas ocasiões. No dia 18 de setembro a terapeuta ocupacional Maria Madalena Sant’anna irá falar sobre o tema “Rotinas, hábitos e cotidiano para pessoas com Doença de Alzheimer”. A palestra será realizada às 14 horas, no Lar São Vicente de Paulo, na Avenida Madre Leônia Milito, 545, Jardim Bela Suíça.

No dia 25 de setembro, também às 14 horas, o Lar dos Vovôs e Vovozinhas Gilda Marconi recebe a palestra “Intervenção da fisioterapia na Doença de Alzheimer”, conduzida pelo fisioterapeuta Alexandre Mattos. O endereço é Rua Araguaia, 589, Jardim Agari.

As ações da campanha Setembro Lilás continuam até o dia 29 de setembro. As atividades são gratuitas, e serão realizadas em várias regiões da cidade. Também são apoiadores da campanha o Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento (Gesen) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o Instituto GRPCom, RPC, Midiograf e Guerra Propaganda.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos