Codel realiza reunião com fornecedores de uniforme escolar e empresas de vigilância
Encontro é aberto a todos os empresários interessados em saber mais sobre os processo licitatórios realizados pela Prefeitura de Londrina
Nesta quarta-feira (13), os profissionais do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) vão realizar uma reunião técnica com os fornecedores de uniformes escolares e com empresários do ramo de vigilância patrimonial e alarmes. O encontro está previsto para as 14 horas, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), localizado na Avenida Santos Dumont, 1.335, no Bairro Aeroporto.
Os dois setores empresariais receberão as mesmas instruções introdutórias sobre os objetivos do programa municipal de fomento ao desenvolvimento socioeconômico local e regional, o “Compra Londrina”. A eles serão repassadas informações sobre o funcionamento dos certames licitatórios utilizados para a aquisição de bens e serviços públicos como, por exemplo, referentes aos prazos, divulgação de editais, formas de pagamento, pessoas físicas e jurídicas aptas a participar e lotes disponíveis.
Em seguida, os empresários serão separados de acordo com seu ramo de serviço e poderão sanar suas dúvidas sobre os processos licitatórios e deixar suas sugestões de melhorias. De acordo com o diretor técnico e de desenvolvimento, Atacy de Melo Junior, foram convidados para participar 20 empresas especializadas na confecção de uniformes escolares e 40 empresas de vigilância e sistema de monitoramento via alarme.
A licitação para a compra de uniformes deve ser realizada no início de outubro. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deve adquirir kits completos contendo calças, blusas, shorts, camisetas e agasalhos de todos os tamanhos e numerações para atender aos alunos de toda da rede municipal de ensino. Para isso, deve-se investir cerca de R$ 1,5 a R$ 2 milhões que vão variar conforme o tecido, modelo e outros itens que estão sendo estudados pelos técnicos.
“O programa visa que empresários locais participem dos processos licitatórios de compras públicas e, por isso, realizamos os encontros e capacitações para os interessados. Sabemos que é um processo contínuo o despertar interesse e que ainda existem certos mitos relacionados aos serviços públicos. Estamos procurando sanar os obstáculos para garantirmos os melhores produtos, ao custo mais acessível para o Município, de forma que o dinheiro fique na cidade e faça a economia local girar”, explicou Melo Junior.
Já os empresários do ramo de vigilância foram chamados a participar, pois o processo licitatório deve acontecer em meados de 2018. Devem ser contratados serviços de monitoramento por câmeras, alarme e botão do pânico para os prédios públicos municipais que ainda não têm esses equipamentos. Com a licitação, serão instaladas câmeras nesses espaços públicos, que transmitirão as informações para a Central de Monitoramento da Guarda Municipal.
A Prefeitura, por meio da Codel, já realizou outras reuniões técnicas com os empresários e fornecedores de carnes, com panificadoras e confeitarias e com empresas de venda de passagens.
Programa ‘Compra Londrina’ – O Programa ‘Compra Londrina’ foi sancionado em 20 de junho de 2017, para estimular os empresários das micro e pequenas empresas e empreendedores individuais a participarem dos processos licitatórios realizados pela Prefeitura de Londrina.
Ele é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Codel, com apoio do Sebrae, Acil e do Observatório de Gestão Pública de Londrina. Seu objetivo a longo prazo é que 90% das compras públicas realizadas pelo Município sejam adquiridas de empresas locais.
A ideia surgiu de análises de cases de sucesso como do Município de Três Rios, interior do Rio de Janeiro, em que a Prefeitura conseguiu transformar a arrecadação municipal de impostos por meio da capacitação de empresas locais para a participação em processos licitatórios. Atualmente, 93% dos processos licitatórios realizados por Três Rios têm como vencedores os empresários locais.
Os empresários e fornecedores de todos os segmentos que se interessarem pelo programa podem acessar o site www.compralondrina.com.br. No site, o cidadão terá acesso a informações sobre os processos licitatórios em aberto e aqueles que serão realizados nos próximos meses, ao cronograma de rodadas de negócio e de capacitações, entre outros dados relevantes sobre a cidade.