Saúde realiza palestra de conscientização sobre o Aedes aegypti
Objetivo é informar sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito; foram divulgados hoje(13) os números da dengue
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, prossegue com as atividades educativas de combate ao Aedes aegypti, transmissor de diversas doenças. Nesta quinta-feira (14), às 8h30, haverá uma palestra de conscientização para evitar a proliferação do mosquito, em uma empresa situada na Avenida Brasília, 3.063.
Segundo a educadora em Endemias, da pasta, Lucimara Vasconcelos, o objetivo da ação é conscientizar os colaboradores da empresa sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes. “Como é uma empresa que trabalha com aço e ferro, iremos orientar os funcionários sobre como armazenar corretamente estes materiais, guardando-os em locais cobertos, para que não venham se tornar criadouros para o mosquito”, informou.
Lucimara disse ainda que os colaboradores receberão orientações para que mantenham esta vistoria pelo menos três vezes por semana. Também será levado o ciclo do Aedes aegyti, para demonstrar seu ciclo evolutivo, com ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto. “Sabemos que o ovo pode durar até 450 dias em ambientes secos, podendo eclodir quando entra em contato com a água, em períodos mais quentes, por isso a importância de observar os quintais continuamente”, frisou.
Empresas, unidades escolares e outras instituições que queiram levar as atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias para seus estabelecimentos, podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893, das 12h30 às 13h30, ou pelo email educaendemias@saude.londrina.pr.gov.br.
Tarobá no seu Bairro – O setor de Endemias também irá participar do evento Tarobá no seu Bairro, que acontecerá neste sábado (16), na Rua do Café Sumatra, no Residencial do Café, região norte, das 9 às 13h30. Será levada a exposição de endemias, com o mostruário do bicho barbeiro, caramujo africano e da esquistossomose.
No local também serão expostos caixões, para demonstrar ao público que a dengue pode levar à morte, nos casos mais graves, a maquete do quintal certo e o errado e alguns materiais lúdicos, que simbolizam os criadouros. A atividade conta com parceria da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Sindicato Nacional dos Aposentados e representante do Bairro Jardim Leonor.
Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (13), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.463 notificações relacionadas à doença. Deste total, 32 casos foram confirmados e 2.204 descartados. Outros 227 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.