CMEL realiza assembleia de eleição para conselheiros
O processo vai eleger representantes dos segmentos de usuários em educação, trabalhadores, prestadores de serviço e representante da administração pública municipal
Nesta terça-feira (19), às 19 horas, o Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL) realizará uma assembleia eletiva para escolher novos membros que vão compor o grupo. A assembleia será no auditório da Faculdade INESUL, localizada na Avenida Duque de Caxias, 1.290, no Jardim Londres. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. Não é necessário se inscrever antecipadamente.
Durante o encontro, serão eleitos 50% dos conselheiros que permanecerão no cargo durante os anos de 2018 a 2021, além dos cargos em vacância. Estes permanecerão até 2019. Ao todo, o conselho nomeará nove titulares e 13 suplentes, para os quatro segmentos, que são usuários em educação, trabalhadores, prestadores de serviço e da administração pública municipal.
No segmento para usuários em educação poderão concorrer os representante dos conselhos escolares, associação de pais e mestres e associação de pais e funcionários das unidades educacionais públicas municipais, assim como da sociedade civil organizada ligada à educação. Para os primeiros há uma vaga para os anos de 2018 a 2021. Para membros da sociedade civil são duas vagas, sendo uma para o quadriênio e outra para 2016 a 2019.
O segundo grupo é para o preenchimento de quatro vagas de trabalhadores em educação. O CMEL necessita de um representante que seja professor(a) do ensino fundamental público; outra da educação infantil pública municipal; um da educação infantil filantrópica e um servidor técnico-administrativo da rede municipal de ensino.
Os prestadores de serviços em educação também terão direito a uma vaga no Conselho de Educação. Neste segmento poderão concorrer profissionais das instituições de educação infantil filantrópicas. O quarto grupo é da administração pública municipal que terá representante da Secretaria Municipal de Educação, representativo e indicado; da administração direta pública municipal; dos diretores das unidades escolares municipais de educação infantil e do ensino fundamental.
Os cidadãos que tomarem posse no conselho terão auxílio de outros 50% dos membros do CMEL, conforme prevê a Lei Municipal nº 10.275/2007. Eles têm pela frente desafios como o debate de políticas públicas específicas para a educação municipal e trabalhos em prol da regulamentação e autorização de funcionamento das escolas da educação infantil e fundamental pública.
Os interessados em outras informações podem acessar o portal da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br). Nele está disponível o Jornal Oficial do Município n° 3.325, de 16 de agosto de 2017, com o edital de Convocação n° 01/2017.