Sema participa do IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental
Foram apresentados os projetos “Biblioteca Móvel Ambiental” e “Café, Prosa e Educação Ambiental”
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) participou do IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (FEBEA), ocorrido de 17 a 20 de setembro de 2017 em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O objetivo do encontro foi fortalecer a diversidade da Educação Ambiental Brasileira, em suas diferentes matizes, por meio da defesa dos direitos e conquistas alcançadas por meio das políticas públicas do campo socioambiental.
As servidoras da Gerência de Educação Ambiental da Sema, Adriana Barra Rosa Ferreira e Queila Spoladore, estiveram presentes no evento, representando a Prefeitura de Londrina, por meio da apresentação de relatos de experiências sobre projetos desenvolvidos pela Secretaria.
Um dos projetos apresentados foi a Biblioteca Móvel Ambiental, que integra o programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Sema, e tem como objetivo promover a leitura sobre temas relacionados à preservação do meio ambiente. Para isso, o projeto possui um ônibus adaptado em formato de biblioteca, a fim de promover aulas voltadas à conscientização e desenvolvimento de práticas de preservação ao meio ambiente.
Também foi apresentado o resultado dos encontros do projeto “Café, Prosa e Educação Ambiental”, que tem o intuito de agregar pessoas e experiências para a formação da Rede de Educação Ambiental de Londrina (Rea-Lon). Os encontros contam com a participação de pessoas e instituições que trabalham com a educação ambiental em Londrina.
Segundo a professora responsável pelo desenvolvimento das atividades do projeto, Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira, a participação no Fórum possibilitou o intercâmbio de pesquisas e de pesquisadores, de materiais educativos, de recursos inovadores e de experiências e práticas desenvolvidas em Educação Ambiental em todo o país. “Também estimulou a implementação de políticas públicas voltadas para a Educação Ambiental e o fortalecimento da cultura de redes de Educação Ambiental e dos movimentos e coletivos que atuam com a temática”, afirmou.
A gerente de Educação Ambiental, Queila Spoladore, disse que outro ponto importante do Fórum foi a apresentação do resultado da mobilização em torno da releitura do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e diagnóstico das políticas estaduais e municipais de Educação Ambiental. “As nossas contribuições ao ProNEA foram coletadas em maio e junho pela Rede de Educação Ambiental de Londrina e sistematizadas pela Rede Paranaense de Educação Ambiental, sendo que os resultados da colheita nacional foram apresentados nesse momento do evento”, ressaltou.
Fotos: Divulgação