Saúde promove exposição de endemias em escola
Será levado o mostruário do bicho barbeiro, caramujo africano e da esquistossomose, além do larvário, com o ciclo do Aedes aegypti
Nesta sexta-feira (23), das 9h30 às 11h30, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, irá levar a exposição de endemias para uma Feira de Ciências e Cultural, em uma escola particular localizada na Rua da Lapa Número, 11, no Jardim Higienópolis.
Será levada a exposição de endemias, com o mostruário do bicho barbeiro, caramujo africano e da esquistossomose, o larvário, que contém o ciclo do Aedes aegypti, a maquete do quintal certo e o errado e alguns materiais lúdicos, que simbolizam os criadouros. Segundo a educadora em Endemias, da pasta, Lucimara Vasconcelos, estarão presentes cerca de 600 pessoas entre alunos, na faixa etária de zero a dez anos, e familiares.
“Além da exposição, abordaremos também as doenças provocadas pelo Aedes aegypti, como dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela, seus sintomas e meio de prevenção”, informou. Segundo Lucimara, a equipe falará também sobre escorpiões, devido ao aumento de casos de pessoas picadas pelo animal no Paraná.
A educadora frisou ainda a importância da população não descuidar das medidas para evitar a proliferação do mosquito. “É importante que todos verifiquem constantemente seus quintais e lixos, principalmente quando chove, armazenem os recipientes em local seco e amarrem bem os lixos, para que não acumulem água e venham a se tornar criadouros para o Aedes”, ressaltou.
Agendamento – Unidades escolares, empresas e outras instituições que queiram levar as atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias para seus estabelecimentos, podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893, das 12h30 às 13h30, ou pelo e-mail educaendemias@saude.londrina.pr.gov.br.