Bibliotecas de Londrina recebem exposição sobre a paz
Ação faz parte da 17ª Semana Municipal da Paz e traz desenhos, textos, ilustrações e outros materiais produzidos por alunos de escolas públicas e privadas de Londrina
A fim de debater ações em prol da conscientização pela cultura da paz, respeito entre as pessoas, cooperação entre as nações e o fim do preconceito e da discriminação, a Diretoria de Bibliotecas, da Secretaria Municipal de Cultura, está realizando, a partir desta segunda-feira (25), a “Semana pela Paz”.
A ação, que é uma parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e a organização não-governamental Londrina Pazeando, prosseguirá até sexta-feira (29). Ela faz parte da 17ª Semana Municipal da Paz. Durante a semana, as bibliotecas da rede pública municipal apresentarão desenhos, ilustrações, textos e relatos de experiências sobre a cultura de paz produzidos por estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Londrina.
Ao todo, estão expostos 31 desenhos e ilustrações e 60 textos inspirados na Declaração Sobre uma Cultura de Paz, produzida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e traz reflexões sobre os 17 jeitos de mudar o mundo. Este ano, as unidades escolares enfocaram o ponto 16, que trata sobre “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, que há mais de 3 anos vem sendo trabalhado em Londrina.
A intenção da exposição é dar luz aos trabalhos realizados pelos alunos, professores e pais em prol do estímulo ao fim do preconceito e da discriminação entre classe, gêneros e raça, além de promover o diálogo como solução para os conflitos e o fim da violência. Para a diretora geral das bibliotecas públicas, Leda Maria Araújo, participar da semana faz parte do papel social do órgão. “A biblioteca pública tem uma missão social muito grande que é ajudar na formação da leitura, da cultura, da educação, do ser social. Ao trazermos a exposição dos trabalhos das unidades escolares, refletimos sobre a paz e dialogamos sobre a cultura da não violência. Dessa forma ajudamos na formação dos cidadãos”, explicou.
As ilustrações e textos estarão expostos nas Bibliotecas Municipais Pedro Viriato Parigot de Souza, Biblioteca Infantil, Biblioteca Eugênia Monfranati, Biblioteca Ramal Vila Nova, Biblioteca Lupércio Luppi e Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). A entrada é gratuita e aberta à população.
Horário de funcionamento das bibliotecas
Biblioteca Pública Municipal
Endereço: Avenida Rio de Janeiro, 413, Centro.
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h
Biblioteca Infantil
Endereço: Praça 1º de Maio, 110.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Biblioteca Municipal “Eugênia Monfranati”
Endereço: Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, Ouro Branco.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Biblioteca Ramal Vila Nova
Endereço: Rua Purus, 45, Bairro Vila Nova.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Biblioteca Ramal Lupércio Luppi
Endereço: Avenida Saul Elkind, 790, no Conjunto Aquiles Stenghel.
De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)
Endereço: Rua Angelo Gaiotto, s/n, Jardim Santa Rita I
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Foto: Arquivo