Município prossegue com ações de vacinação contra a dengue
Além das UBSs, a vacina está sendo oferecida em um posto fixo, localizado no Calçadão, e também em escolas estaduais e universidades
A terceira etapa de vacinação contra a dengue prossegue em Londrina. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizado a vacina tetravalente em diversos locais, para atingir o maior número de jovens. O objetivo é aplicar 66.900 doses da vacina, no período da campanha, em pessoas com idade entre 15 e 27 anos.
A campanha prossegue até o dia 27 de outubro e esta etapa é voltada apenas para quem já iniciou o esquema de vacinação nas campanhas anteriores, ou seja, não serão aplicadas as primeiras doses da vacina. Além de receber a dose nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da zona urbana e rural, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, a população também pode procurar o posto fixo localizado no Calçadão de Londrina, em frente à agência do Banco do Brasil, das 9 às 17 horas.
Para ser imunizado, basta o cidadão apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação, se tiver. Para confirmar o recebimento das primeiras doses da vacina de dengue, aplicadas nas etapas de agosto e setembro de 2016, e em março deste ano, a população pode ligar para o Disk Dengue, pelo telefone 0800-400-1893. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. O serviço busca auxiliar aqueles que tenham perdido o comprovante de vacinação e estão em dúvida se receberam ou não a vacina.
Descentralização – Nesta semana, o atendimento descentralizado da vacinação ocorrerá no Sesc Centro, localizado na Rua Fernando de Noronha, 264, na terça, quarta e quinta-feira (26, 27 e 28), das 10 às 14 horas e das 17 às 21 horas. A ação também prossegue nas escolas estaduais e universidades de Londrina.
Nesta segunda-feira (25), estão tendo oportunidade de receber as doses, dentro de suas unidades escolares, os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi, durante todo o dia; do Colégio Estadual Professora Olympia Morais de Tormenta, a partir das 19h30; da Escola Estadual Professora Cleia Godoy Fabrini da Silva e do Colégio Estadual Polivalente. Também está havendo vacinação na Faculdade Arthur Thomas, nesta segunda-feira (25), de manhã e à noite, e no Instituto Inesul, até quarta-feira (27).
No sábado do dia 21 de outubro haverá uma mobilização denominada “Dia D contra a Dengue”. Neste dia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão em horário especial e haverá outros pontos de atendimento abertos em diferentes regiões da cidade para vacinar a população.
Para a coordenadora de Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, é muito importante levar a vacinação para escolas e universidades, pois são locais onde há muitas pessoas na faixa etária preconizada. “O público-alvo é composto por jovens, que muitas vezes não comparecem nas unidades de saúde. Por isso precisamos fazer a busca ativa destes jovens, a fim de que tenhamos maior adesão”, salientou.
Sobre a vacina – As doses da vacina contra a dengue são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas. A tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença.
A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticóides em dosagens elevadas e prolongadas.
Foto: Vivian Honorato