Campanha Nacional de Multivacinação aplica mais de 9 mil doses em Londrina
As vacinas continuam sendo ofertadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante todo o ano
A Campanha Nacional de Multivacinação, iniciada no dia 11 de setembro, encerrou na última sexta-feira (22). Em Londrina foram aplicadas 9.428 doses, em crianças de 0 a 14 anos. O objetivo da campanha foi reforçar o acesso às vacinas, alertando sobre a importância das coberturas em dia, para evitar o reaparecimento de doenças já controladas ou mesmo eliminadas do Brasil.
A coordenadora de Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, Sônia Fernandes, informou que as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação continuam sendo ofertadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, durante todo o ano. “Àqueles que não compareceram durante a campanha, podem procurar a UBS mais próxima para fazer a atualização da carteira de vacinação”, ressaltou.
Segundo Sônia, inclusive as vacinas que foram colocadas no Calendário de Vacinação neste ano, continuam sendo oferecidas nas UBSs, como é o caso da Meningocócica C conjugada, para adolescentes de 11 a 12 anos, e a de Hepatite A, para crianças de até 4 anos.
Apenas as vacinas que estavam com contingenciamento de doses necessitam de agendamento prévio nas unidades. É o caso da BCG, que é destinada aos recém-nascidos e ofertada apenas uma vez ao mês nas unidades, e da vacina oral de paralisia infantil (poliomielite), que é oferecida a cada 15 dias. “Neste caso, orientamos os pais que entrem em contado com as UBSs para saberem o dia em que estas vacinas serão disponibilizadas”, solicitou a coordenadora.
Para receber as doses é necessário levar a carteira de vacinação. Caso ela não seja encontrada, a pessoa deve comparecer à unidade de saúde portando documento pessoal (RG ou certidão de nascimento) para ter acesso a uma segunda via. Isso porque o Município faz o registro das vacinas aplicadas em seu sistema informatizado. A Caderneta de Vacinação é considerada um documento indispensável, uma vez que, por meio desta, são registradas e administradas todas as vacinas, bem como são agendadas as datas para a realização das próximas doses.
Foto: Arquivo