CMEI da região sul inicia projeto que integra alunos e seus avós
Projeto intergeracional terá a realização de encontros de contação de história e trabalhos de cultivo e tratamento de uma horta
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tião Balalão, no Conjunto Cafezal, região sul de Londrina, recebe a partir desta terça-feira (26) atividades do projeto de convivência intergeracional “Histórias que meus avós me contam”, realizado pela Secretaria Municipal do Idoso (SMI), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). A proposta é promover práticas entre as crianças e seus avós para o estreitamento dos laços familiares no ambiente escolar e a valorização da pessoa idosa na comunidade. O primeiro encontro terá início às 16 horas, no CMEI, que fica localizado na Rua Laurentino Gomes Hubner, 359.
Esse será o primeiro CMEI de Londrina contemplado pelo projeto, que teve início em julho deste ano e já atendeu, anteriormente, a Escola Municipal Francisco Pereira Almeida Junior, na região leste. No CMEI, os alunos das turmas de P4 e P5 terão a oportunidade de trazer seus avós para dentro da escola e participar de atividades de contação de história e oficinas. Além disso, haverá ações de cultivo e tratamento da horta existente no local. Inicialmente, o projeto será desenvolvido para as cerca de 40 crianças atendidas no período vespertino, com idades de 4 e 5 anos.
No primeiro encontro será feita uma conversa de sensibilização no CMEI, quando o projeto será apresentado aos alunos e avós pela assistente social da SMI, Rosely Sonoda Gomes. A intenção é promover um planejamento participativo do projeto, de acordo com o perfil das turmas e as idades dos alunos.
Segundo a secretária municipal do Idoso, Nádia Oliveira de Moura, a ideia principal dos trabalhos é iniciar um processo de conscientização junto aos alunos para que eles exercitem questões importantes como o respeito e a valorização dos idosos. “Este é um projeto novo da Prefeitura, feito em parceria entre as secretarias do Idoso e de Educação, que começa a ser construído com a proposta de permitir que as crianças e pessoas idosas tenham a oportunidade de vivenciar uma troca de experiências positiva. As atividades buscam evitar o preconceito e estimular o respeito e a igualdade entre as diferentes gerações”, enfatizou.
De acordo com a diretora do CMEI, Wilsa Carla de Oliveira, existem muitos avós que são os responsáveis pelos alunos e, por isso, a instituição quer trazer essas pessoas para mais perto do espaço escolar. “Durante as contações de história, os avós poderão compartilhar, em rodas de conversa, suas experiências de vida e acontecimentos com os alunos. Outro trabalho legal será a participação deles para o tratamento em conjunto da horta do CMEI, onde todos terão momentos para fazer plantio e transferência de mudas, regagem de plantas, além de usufruir dos alimentos ali gerados quando houver eventos”, contou.
Nas turmas de P4, os trabalhos serão conduzidos pela professora Ester Fernandes. As atividades voltadas para os alunos do P5 terão a supervisão da professora Ana Paula Furumiti. Os encontros irão ocorrer até o final deste ano, quando os avós dos alunos serão convidados para irem até o CMEI. “Queremos deixar a escola aberta para que eles participem mais do nosso dia a dia. Após as primeiras experiências, a intenção é ampliar o projeto para mais turmas no ano que vem”, informou a diretora.
Sobre o projeto – A ideia do projeto “Histórias que meus avós me contam” é desenvolver atividades com idosos e crianças, com abordagens feitas a partir dos seguintes temas: “Aprender brincando”; “Cidadania e Memória Cultural” e “O lúdico para uma alimentação saudável e sustentabilidade”.
As atividades a serem aplicadas nas oficinas serão escolhidas de acordo com o perfil e características do grupo, como troca de papéis, dinâmicas, gincanas, roda de conversa, teatro, exposição dos trabalhos, histórias, cantigas, atividades lúdicas, vídeos, caderno de receitas, passeio, questionários, redações, entrevistas, cartas, entre outras atividades que possam contribuir e enriquecer assimilação do tema abordado.