Mês do Idoso é aberto em Londrina com música e ampla participação
A cerimônia contou com idosos atendidos pelo Município, além de crianças de escolas locais
A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) realizou, na tarde desta quarta-feira (4), a solenidade que marcou a abertura oficial do Mês do Idoso em Londrina. O objetivo da iniciativa é sensibilizar a sociedade em relação aos direitos da pessoa idosa e reforçar a divulgação dos serviços que o Município desenvolve em prol deste público.
A cerimônia ocorreu em um salão social cedido pelo Asilo São Vicente de Paulo, que esteve lotado com a presença de idosos que são atendidos pelos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) das regiões leste e oeste, dos grupos de convivência da cidade, autoridades locais, representantes da SMI e de entidades e instituições locais. Também participaram pessoas idosas que são atendidas pelas três Instituições de Longa Permanência (ILPIs) conveniadas com o Município: Asilo São Vicente de Paulo, Lar Maria Tereza Vieira e o Lar dos Vovôs e das Vovós.
A secretária municipal do Idoso, Nádia Oliveira de Moura, reuniu à frente do evento vários servidores da equipe da secretaria e valorizou o trabalho prestado durante todo o ano em prol das pessoas idosas, em parceria com instituições parceiras. “Este é um momento de enfatizar a importância de todas as pessoas e entidades que estão conosco, nessa luta para atender os idosos da nossa cidade, em trabalhos feitos com grande empenho e alegria. Buscamos implantar novas ações e estratégias para melhorar cada vez mais os serviços municipais oferecidos e todos os dias temos atividades nos centros de convivência. Podem contar com a Secretaria do Idoso, que estará sempre à disposição de todos”, destacou.
Representando o prefeito Marcelo Belinati, o vice-prefeito João Mendonça disse que as crianças e jovens devem ser ensinados desde cedo e também sensibilizados a valorizar e respeitar os idosos. “A convivência saudável e construtiva entre diferentes gerações é o caminho para que as pessoas tenham perspectivas de um futuro melhor e com mais qualidade de vida. “Em Londrina temos muita gente boa trabalhando em favor das pessoas idosas e a cidade só tem a ganhar com as ações que estão sendo permanentemente desenvolvidas. É importante essa conscientização não apenas neste mês especial de celebrações, mas durante todo o ano”, frisou.
Em nome das Obras Assistenciais Sociedade São Vicente de Paulo, a irmã Maria José de Oliveira saudou todos os servidores, voluntários, benfeitores, autoridades e representantes das instituições que atendem os idosos, ressaltando que é necessário investir com atenção em quem sempre trabalhou e se doou durante toda a vida e agora merece colher bons frutos e, principalmente, o carinho e respeito da sociedade. “Agradeço a todos que estão contribuindo para dar mais qualidade de vida aos idosos. Acima de tudo, são ações positivas feitas em prol da vida, independentemente da faixa etária”, comentou.
O promotor de justiça da Vara de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Miguel Jorge Sogaiar, salientou que a população de idosos está aumentando ano a ano e, por isso, deve haver maior valorização e atenção a este público. “Londrina tem um Estatuto do Idoso em pleno movimento e aplicação e o Município está atento às questões envolvendo a pessoa idosa com tantas ações e amparo que são desenvolvidos.
Precisamos cumprir nossa função e o Ministério Público do Paraná é atuante e procura fazer sua parte, atendendo casos diversos com procedimentos administrativos e investigatórios, pois ainda existem muitos crimes contra idosos, situações de maus-tratos, exploração e menosprezo”, afirmou.
Também participaram da solenidade a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Luciana Ferreira Alvares, e o presidente das Obras Assistenciais Sociedade São Vicente de Paulo, Antônio Custódio, entre outros representantes de órgãos da cidade.
Música e poesia – O evento foi marcado por uma apresentação musical da escola londrinense de música Sol Maior, conduzida pelo maestro e violinista Roney Marczak, formada por pessoas de diferentes idades. Cerca de 20 alunos, do quinto ano, da Escola Municipal Professor Leônidas Sobrino Porto, do Jardim Leonor, região oeste, também declamaram poesias ao público presente. A unidade escolar integra o projeto “Histórias que meus avós me contam”, desenvolvido por meio da parceria entre as secretarias municipais do Idoso e de Educação. Também estiveram presentes crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Santo Antônio.
Certificados – Para finalizar o evento, foi realizada a entrega dos certificados para os idosos que participaram dos cursos de Educação Financeira e Idoso Conectado. Ao todo, 100 idosos realizaram os dois cursos e receberam seus certificados.
O casal de aposentados, Manoel Garcia e Neusa Aparecida Garcia, participou do curso no CCI Oeste, que ensinou os idosos a utilizarem seus celulares, redes sociais e aplicativos. “Foi uma experiência muito boa e produtiva, pois antes das aulas não tínhamos muita noção de como mexer com essas ferramentas. Agora podemos conversar com os familiares, enviar mensagens, fotos e vídeos”, disse Manoel.
Por sua vez, Neusa contou que os conhecimentos adquiridos ajudaram a melhorar a convivência familiar e contato com os amigos e conhecidos. “Ficamos mais atentos e conectados com o mundo. Isso serve de motivação para que possamos aprender coisas novas e para que outras pessoas, idosos ou não, também sigam o exemplo. A equipe do CCI foi muito atenciosa e prestativa durante o curso”, destacou.
Programação – As atividades do “Mês do Idoso” tiveram início na última segunda-feira (2) e seguem com diversas atividades até o dia 31 de outubro. Estão programados eventos e ações recreativas e informativas, palestras, roda de conversa, tardes festivas, visitas a espaços públicos, palestras, tardes de saúde, cursos, orientações, baile, entre outras.
O “Mês do Idoso” será encerrado com o Baile “Olhe, Dance E Sinalize”, realizado em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), na Av. Madre Leônia Milito, 499 (entrada do Asilo São Vicente de Paulo).
Fotos: Vivian Honorato