Prefeitura realiza formatura de agentes comunitários de saúde
Participaram da capacitação 39 servidores, com aulas teóricas e práticas; curso teve carga horária de 440 horas
A Prefeitura de Londrina realiza na próxima terça-feira (10), às 14 horas, a solenidade de formatura de duas turmas do Curso Inicial para agente comunitário de saúde (ACS), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná e o Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha. A cerimônia será no auditório da Unopar, na Avenida Paris, 675, no Jardim Piza.
Foram capacitados 39 servidores contratados pelo Município através do concurso público nº 097/2014. Eles atuam na Rede de Atenção Primária à Saúde e fazem parte das Equipes de Saúde da Família (ESF) das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com a formação, os servidores irão receber a titulação de Agente Comunitário de Saúde. A função destes profissionais é desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A carga horária do curso foi de 440 horas, envolvendo aulas teóricas e práticas, que foram realizadas entre novembro de 2016 e julho de 2017. O objetivo é promover a qualificação dos agentes para que estes profissionais atuem de forma mais completa junto às equipes multiprofissionais e à comunidade, desenvolvendo ações de cuidado e prevenção à saúde.
De acordo com a diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Eliana Marussi, a formação dos agentes é feita periodicamente e as atividades unem etapas teóricas e práticas onde os profissionais podem, ao mesmo tempo, aprimorar seus conhecimentos e aplicá-los em situações reais, no próprio dia a dia de trabalho. “O curso é uma ferramenta importante que permite que os servidores aprendam novos conteúdos e consigam ampliar seu olhar e sensibilidade na rotina das ações de saúde”, avaliou.
Nos encontros, foram abordados diversos temas ligados às políticas públicas de saúde. Os principais assuntos abordados incluem o SUS, atribuições e competências dos Agentes Comunitários de Saúde, o Programa Saúde da Família, abordagem e visita domiciliar, trabalho em equipe, ética, epidemiologia e prevenção de doenças, entre outros temas.
Atualmente, o Município conta com 305 agentes. Após convocados em concurso público, todos eles são capacitados por meio de curso específico de formação.




